Pular para o conteúdo principal

O retorno do CPERS/Sindicato ao campo popular

Em eleição histórica, maior sindicato do Rio Grande do Sul escolhe nova direção para o triênio 2014-2017 
01/07/2014
Antônio Lima e Helenir Oliveira
Agora é oficial. No dia 1º de Agosto de 2014 tomará posse a nova direção eleita do Centro dos Professores (e Funcionários) do Estado do Rio Grande do Sul (o Cpers/Sindicato). Sendo o Cpers o maior sindicato gaúcho, já foi considerado o 2º sindicato em educação mais representativo da América Latina; tem hoje uma base de 81.500 associados (em um quadro de 78 mil professores na ativa) e acompanha 2.574 escolas estaduais, onde se encontram mais de 1 milhão de estudantes, sendo quase 400 mil apenas do Ensino Médio. É, portanto, um sindicato fundamental não apenas para a luta nacional pela Educação, mas também para o conjunto das lutas da classe trabalhadora brasileira.
O campo vitorioso nesta eleição foi constituído por uma aliança histórica na categoria, unificando um amplo conjunto de educadores descontentes com a linha de isolamento político e afastamento (prático e simbólico) da base adotada pelas últimas gestões do Cpers (hegemonizadas pela Conlutas) e sua conseqüente dificuldade em buscar conquistas mínimas para a categoria e, tampouco, fazer os debates mais profundos que a Educação exige. Por conta disso, mais de 5 mil sócios desfiliaram-se do Cpers nos últimos anos e realizaram-se, recentemente, as greves mais frágeis e esvaziadas da história do sindicato.
Buscando reverter este quadro, unificaram-se neste campo de oposição, o Cpers Unido e Forte, um conjunto de professores ligados a movimentos sociais e que constroem o campo dos Educadores do Projeto Popular, com professores comunistas, trabalhistas, socialistas, além de todas as correntes petistas e um conjunto de professores independentes, algo inédito na história do Cpers/Sindicato. Além disso, uniram-se também outras 3 centrais sindicais (CUT, CTB e CGTB), visando retirar o Cpers do isolamento colocado nos últimos anos. O ponto de unidade entre todas estas posições políticas foi justamente o programa deste campo, construído no intuito de se retomar: o trabalho de base e a participação massiva da categoria na definição dos rumos do sindicato; as negociações propriamente sindicais (para retomar as conquistas materiais necessárias à categoria e abandonadas nos últimos anos); a defesa da Reforma Política através de uma Constituinte Exclusiva e Soberana (pauta negada pela atual direção); bem como retomar os debates de fundo sobre a Educação (prática histórica do Cpers/Sindicato, também abandonada no último período).
Outros aspecto histórico em jogo nesta eleição era a proposta de desfiliação do Cpers da Central Única dos Trabalhadores, defendida pela direção derrotada. Tal visão não apenas levaria o Cpers a um isolamento no âmbito do RS, como a um isolamento ainda maior em nível nacional, uma vez que a entidade nacional dos trabalhadores em educação, a CNTE (onde encontram-se filiadas 27 entidades estaduais), também é filiada a Central Única dos Trabalhadores. Felizmente, a categoria percebeu que este debate era um desvio de suas pautas realmente significativas, e optou por um caminho de unidade com o conjunto da classe trabalhadora.
Esta vitória do Cpers Unido e Forte nos dá, portanto, uma enorme responsabilidade no reposicionamento e na reconstrução deste sindicato, mas ao mesmo tempo, muita convicção de que a disposição de luta da categoria volta a se manifestar. Afinal, já nesta eleição, conseguimos, com a ampliação do número de votantes, iniciar a reversão de uma série histórica de quedas contínuas no número de sócios votantes nas eleições do Cpers.
A bem da verdade, ainda estamos em eleições, pois até o dia 28 de Julho ainda estaremos em campanha, agora para a eleição do Conselho Geral do Cpers. Mas temos ciência absoluta de que, por mais suada que tenha sido esta vitória para a direção estadual (dada a luta contra a máquina encastelada nas estruturas do sindicato) - e que o mesmo será para a eleição do Conselho Geral -, nossa maior tarefa coletiva se iniciará após o 1º de Agosto. Qual seja, iniciar a reconstrução deste outrora grande sindicato, trazendo novamente sua base ao protagonismo, recolocando-o no caminho das grandes lutas e conquistas e reaproximando-o das lutas mais amplas e generosas do povo brasileiro. Esta é a nossa grande missão. Mas como nos ensinou um velho comandante: “toda grande marcha se inicia com um pequeno passo”. Apenas iniciamos esta grande jornada. Mas venceremos. Porque nós somos o Cpers Unido e Forte.  

Antônio Lima e Helenir Oliveira - Diretor e Presidenta eleitos para o triênio 2014-2017 no Cpers/Sindicato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto - créditos Brasil 247

  Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto Familiares de Ranani Glazer confirmaram a morte dele, natural de Porto Alegre (RS) Leia mais »

LFS Rio Grande do Sul - Matteus BBB24 volta ao Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” - créditos CNN

LFS Rio Grande do Sul Matteus volta a Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” Vice-campeão do BBB 24 fez desfile em carro aberto ao chegar em sua cidade natal, no Rio Grande do Sul Matteus, do BBB 24, chega a Alegrete (RS), após conquistar 2º lugar Reprodução/Instagram Fernanda Pereira Neves da CNN 20/04/2024 às 14:14 | Atualizado 20/04/2024 às 14:17 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Vice-campeão do BBB 24,  Matteus retornou a Alegrete, o Rio Grande do Sul , na manhã deste sábado (20), com direito a recepção com festas e desfile em carro aberto pela ruas da cidade.  “Estou me sentindo uma celebridade”, afirmou ele  em suas redes sociais. “Cheguei na minha terra e não estou acreditando no que está acontecendo com a minha vida. Meu Deus do céu! Tem um mar de gente aqui.  Nem nos meus melhores sonhos eu imaginaria.  Quero agradecer do fundo do meu coração todas as pessoas envolvidas”, completou. Leia mais Irmã de Davi diz que ex-BBB está com o psicológico abalado Van

População se mobiliza em gesto de solidariedade

Créditos Governo do Estado do RS População se mobiliza em gesto de solidariedade LFS Rio Grande do Sul - Acúmulo de postagens: https://docs.google.com/document/d/1XpmsNnlZWFJqUDcqK1yJwRRc_uzQy-AUmSySdH2neYs   - - - - - - - - -  Participe do Grupo Whatsapp LFS Rio Grande do Sul:  https://chat.whatsapp.com/LRQJ0kEmIU2J7bt905mySj População se mobiliza em gesto de solidariedade   Palácio Piratini recebeu grande volume de doações nos últimos dias -  Foto: Gustavo Mansur/Secom O desastre natural que assolou o Estado nesta semana, provocando mortes e destruição, gerou comoção na população. Muitas doações foram realizadas para ajudar os atingidos pela tragédia. Nos últimos dias, carros, vans e motos fizeram fila em frente à Central de Doações da Defesa Civil estadual, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, para entregar donativos. Outros pontos de coleta, como o Palácio Piratini, no centro da capital, também receberam volumes expressivos. A movimentação tem sido tão