Pular para o conteúdo principal

Estado passa a administrar porto de Estrela/RS, no Vale do Taquari.

Cesa e Conab devem ser as primeiras a utilizar a estrutura do local
Porto de Estrela/RS
O ato designando a Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado para administrar o Porto de Estrela/RS, uma demanda de mais de 30 anos do Vale do Taquari, ocorreu nesta quinta-feira (14). Com a transferência da gestão, que era do governo federal, para o Estado, será possível promover a integração da região ao sistema multimodal do plano estratégico de utilização das hidrovias, dentro no processo de qualificação da infraestrutura do Rio Grande do Sul. A nova condição do porto beneficia diretamente 37 municípios da região.

“Este ato concretiza a transferência de responsabilidade e representa a construção de uma nova logística que tem como foco o Mercosul, respeitando sempre as características regionais. Além de reduzir custos, a partir de agora vamos criar todas as condições para que haja operação de cargas no Porto de Estrela. O Vale do Taquari irá receber e escoar a produção da região e de outras do Estado”, afirmou o governador Tarso Genro. O Rio Taquari passará por novas dragagens, com investimentos de R$ 10 milhões, e será o ponto mais ao Norte da Hidrovia do Mercosul.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) devem ser as primeiras a utilizar as estruturas de armazenagem do local. Ao assumir o Porto de Estrela, o Estado terá 18 meses para criar uma empresa — Sociedade de Propósito Específico (SPE) — que será responsável pela administração. O acordo foi finalizado em Brasília no início do mês pelo Estado com o Governo Federal, em encontro do governador Tarso Genro com o ministro da Secretaria de Portos, César Borges.

“É um momento muito importante para os municípios do Vale. Para nós, é fundamental esse modal hidroviário envolvendo o Rio Taquari. É estratégico para o nosso desenvolvimento”, disse o prefeito de Estrela, Rafael Mallmann. Créditos Jornal do Comércio.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS Rio Grande do Sul - Matteus BBB24 volta ao Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” - créditos CNN

LFS Rio Grande do Sul Matteus volta a Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” Vice-campeão do BBB 24 fez desfile em carro aberto ao chegar em sua cidade natal, no Rio Grande do Sul Matteus, do BBB 24, chega a Alegrete (RS), após conquistar 2º lugar Reprodução/Instagram Fernanda Pereira Neves da CNN 20/04/2024 às 14:14 | Atualizado 20/04/2024 às 14:17 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Vice-campeão do BBB 24,  Matteus retornou a Alegrete, o Rio Grande do Sul , na manhã deste sábado (20), com direito a recepção com festas e desfile em carro aberto pela ruas da cidade.  “Estou me sentindo uma celebridade”, afirmou ele  em suas redes sociais. “Cheguei na minha terra e não estou acreditando no que está acontecendo com a minha vida. Meu Deus do céu! Tem um mar de gente aqui.  Nem nos meus melhores sonhos eu imaginaria.  Quero agradecer do fundo do meu coração todas as pessoas envolvidas”, completou. Leia mais Irmã de Davi diz que ex-BBB está com o psicológico abalado Van

Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto - créditos Brasil 247

  Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto Familiares de Ranani Glazer confirmaram a morte dele, natural de Porto Alegre (RS) Leia mais »

População se mobiliza em gesto de solidariedade

Créditos Governo do Estado do RS População se mobiliza em gesto de solidariedade LFS Rio Grande do Sul - Acúmulo de postagens: https://docs.google.com/document/d/1XpmsNnlZWFJqUDcqK1yJwRRc_uzQy-AUmSySdH2neYs   - - - - - - - - -  Participe do Grupo Whatsapp LFS Rio Grande do Sul:  https://chat.whatsapp.com/LRQJ0kEmIU2J7bt905mySj População se mobiliza em gesto de solidariedade   Palácio Piratini recebeu grande volume de doações nos últimos dias -  Foto: Gustavo Mansur/Secom O desastre natural que assolou o Estado nesta semana, provocando mortes e destruição, gerou comoção na população. Muitas doações foram realizadas para ajudar os atingidos pela tragédia. Nos últimos dias, carros, vans e motos fizeram fila em frente à Central de Doações da Defesa Civil estadual, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, para entregar donativos. Outros pontos de coleta, como o Palácio Piratini, no centro da capital, também receberam volumes expressivos. A movimentação tem sido tão