Pular para o conteúdo principal

Montadora chinesa de caminhões começa a operar em 2016 em Guaíba


O Rio Grande do Sul terá a primeira montadora de caminhões da marca chinesa Foton na América Latina. Com investimento de R$ 250 milhões, a unidade já está sendo construída em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, para iniciar as operações no primeiro semestre de 2016. O cronograma do projeto foi apresentado ao governador José Ivo Sartori nesta quinta-feira (22), no Palácio Piratini, pela diretoria da Foton no Brasil, liderada pelo presidente Luiz Carlos Mendonça de Barros. 

Segundo o governador, com a implantação da fábrica, crescerá a participação do Estado na produção nacional de caminhões. Também ficará fortalecida toda a cadeia gaúcha de produção automotiva, que já abrange tanto a Serra como a Região Metropolitana. "O Estado é parceiro, e estamos abertos aos novos investimentos, uma vez que a Foton apresentou o Rio Grande do Sul para o mercado chinês", afirmou.


Questões como licenças ambientais e aporte de recursos "estão superadas", conforme frisou Sartori. A Foton Brasil já recebeu renovação no Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto) e o status do licenciamento ambiental (LP/LI/LO). Também acompanharam a exposição do cronograma o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, e a primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori. 

De acordo com Mendonça de Barros, a montadora terá capacidade de produção de 21.150 caminhões por ano. "No primeiro momento, serão caminhões leves", explicou. "Avançamos a passos largos na construção da fábrica em Guaíba. O Estado é nosso parceiro estratégico, e o governador Sartori confirmou a disposição de receber o investimento." 


A área de instalação da unidade foi cedida pelo Estado. O empreendimento conta com apoio financeiro do Banrisul, através de repasse do BNDES, e gerou, nesta etapa de obras, 300 empregos diretos e mil indiretos. 


Texto: Anamaria Bessil - Palácio Piratini 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Repercutimos o Boletim 📌 EM FOCO | 5/3/2025 --- Bom dia de quarta-feira! Chegou o nosso boletim de notícias com uma visão popular do RS, do Brasil e do mundo - créditos BdF

Repercutimos o Boletim RS em Foco -  📌 EM FOCO | 5/3/2025 ---  Bom dia de quarta-feira! Chegou o nosso boletim de notícias com uma visão popular do RS, do Brasil e do mundo -  Créditos BdF *Receba a LFS Rio Grande do Sul no seu Whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/JF629HWgfZZ7ju6hTgHQYA  ---------------- ⛪ O BdFRS esteve em Arroio do Meio (RS) para acompanhar a 47ª edição da Romaria da Terra. Gritando por moradia, trabalho e reconstrução de comunidades atingidas por enchentes, milhares de romeiros e romeiras enfretaram o calor no estado em uma prova de união, fé e resistência. Confira as principais notícias. → 47ª Romaria da Terra celebra fé e resistência em Arroio do Meio (RS) https://tinyurl.com/mr462n6d → Em Arroio do Meio (RS), uma nova história para Nossa Senhora Aparecida https://tinyurl.com/2p9zf9wx → Báculo do bispo de Santa Cruz do Sul (RS) é feito de madeira resgatada da enchente https://tinyurl.com/4nxdm7pt ✍️ COLUNAS E ARTIGOS DE OPINIÃO Romeiros e ...

LFS Rio Grande do Sul - 5 bairros de Porto Alegre alagam; trens voltam a funcionar após paralisação

LFS Rio Grande do Sul -  Porto Alegre teve 5 bairros completamente alagados.  Receba a LFS Rio Grande do Sul no seu whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/JF629HWgfZZ7ju6hTgHQYA   Siga a Rede LFS de Comunicação no Instagram @redelfsdecomunicacao  ---  http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao    ------------------------- Créditos G1 Rio Grande do Sul 5 bairros de Porto Alegre alagam; trens voltam a funcionar após paralisação Em 1 dia, choveu mais da metade do previsto para todo o mês. Há 4 horas Rio Grande do Sul