Pular para o conteúdo principal

Primeiro casco feito no país para o pré-sal deixa Super Porto de Rio Grande/RS

Casco da P-66 será rebocado até Angra dos Reis (Foto: William Silva/RBS TV)
Casco da P-66 será rebocado até Angra dos Reis (Foto: William Silva/RBS TV)


O casco da plataforma P-66, o primeiro construído no Brasil para o pré-sal, deixará nesta segunda-feira o Polo Naval de Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul, em direção ao Rio de Janeiro. A data foi definida em reunião no início da noite deste sábado (6) entre representantes da Praticagem da Barra, Superintendência do Porto, Capitania dos Portos e Petrobras. Inicialmente, a operação seria realizada neste domingo (7), mas foi adiada após uma medição da correnteza. Oito rebocadores serão utilizados, e 100 pessoas participarão das manobras, que têm início previsto para as 3h. Por volta das 6h, o casco deve deixar a costa gaúcha. O casco tem 52 mil toneladas e 30 metros de altura.


Dois dos oito rebocadores que serão utilizados na operação (Foto: Julieta Amaral/RBS TV)
Dois dos oito rebocadores que serão utilizados na
operação (Foto: Julieta Amaral/RBS TV)

Será uma operação inédita no Porto de Rio Grande. A plataforma não tem motor e nem tripulação, e será rebocada até Angra dos Reis, onde será feita a integração com a instalação de 18 módulos.
Toca a construção foi realizada no porto da cidade gaúcha, dentro do dique seco, uma espécie de piscina onde é feita a montagem e, depois, a P-66 é retirada e colocada o canal de acesso do porto. A plataforma é a primeira construída no Brasil, de uma série com outros sete cascos, a primeira encomenda do projeto do pré-sal.
O porto de Rio Grande é a sede da única fabrica do mundo que produz  cascos de plataformas em série. A encomenda dos oito cascos recebeu o nome de replicantes, pois serão todos iguais.
Atualmente, 12 mil metalúrgicos trabalham na construção dos replicantes. As oito estruturas estão avaliadas em US$ 3,46 bilhões, cerca de R$ 9 bilhões, e serão utilizadas  na  exploração de petróleo e gás na camada do pré-sal na Bacia de Santos.
Como a saída da p-66, fica no estaleiro rio grande a P-67, que também está sendo finalizada e, deve deixar o porto em janeiro. A P-66 concluída deixa o porto com pouco mais de um ano de atraso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS Rio Grande do Sul - Matteus BBB24 volta ao Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” - créditos CNN

LFS Rio Grande do Sul Matteus volta a Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” Vice-campeão do BBB 24 fez desfile em carro aberto ao chegar em sua cidade natal, no Rio Grande do Sul Matteus, do BBB 24, chega a Alegrete (RS), após conquistar 2º lugar Reprodução/Instagram Fernanda Pereira Neves da CNN 20/04/2024 às 14:14 | Atualizado 20/04/2024 às 14:17 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Vice-campeão do BBB 24,  Matteus retornou a Alegrete, o Rio Grande do Sul , na manhã deste sábado (20), com direito a recepção com festas e desfile em carro aberto pela ruas da cidade.  “Estou me sentindo uma celebridade”, afirmou ele  em suas redes sociais. “Cheguei na minha terra e não estou acreditando no que está acontecendo com a minha vida. Meu Deus do céu! Tem um mar de gente aqui.  Nem nos meus melhores sonhos eu imaginaria.  Quero agradecer do fundo do meu coração todas as pessoas envolvidas”, completou. Leia mais Irmã de Davi diz que ex-BBB está com o psicológico abalado Van

Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto - créditos Brasil 247

  Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto Familiares de Ranani Glazer confirmaram a morte dele, natural de Porto Alegre (RS) Leia mais »

População se mobiliza em gesto de solidariedade

Créditos Governo do Estado do RS População se mobiliza em gesto de solidariedade LFS Rio Grande do Sul - Acúmulo de postagens: https://docs.google.com/document/d/1XpmsNnlZWFJqUDcqK1yJwRRc_uzQy-AUmSySdH2neYs   - - - - - - - - -  Participe do Grupo Whatsapp LFS Rio Grande do Sul:  https://chat.whatsapp.com/LRQJ0kEmIU2J7bt905mySj População se mobiliza em gesto de solidariedade   Palácio Piratini recebeu grande volume de doações nos últimos dias -  Foto: Gustavo Mansur/Secom O desastre natural que assolou o Estado nesta semana, provocando mortes e destruição, gerou comoção na população. Muitas doações foram realizadas para ajudar os atingidos pela tragédia. Nos últimos dias, carros, vans e motos fizeram fila em frente à Central de Doações da Defesa Civil estadual, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, para entregar donativos. Outros pontos de coleta, como o Palácio Piratini, no centro da capital, também receberam volumes expressivos. A movimentação tem sido tão