Pular para o conteúdo principal

Santa Paciência, (Governador) Sartori (PMDB-RS)

Por Antônio Escosteguy Castro
A semana havia sido terrível, com algumas declarações infelizes , como a do Banrisul “ sem escrúpulos” e outras catastróficas, como o Secretário de Segurança culpando as mães que trabalham fora de casa pelo incremento das criminalidade.
Era de se esperar alguma reação e esta viria, como sempre , através da imprensa oficiosa. As páginas da Zero Hora são o palco político preferido do Governo do Rio Grande. Toda iniciativa começa por ali. Não deu outra. Passou o feriado e manchete de capa.
O Piratini vai pedir ao Banco Mundial uma Consultoria para mudar o marco regulatório das Parcerias Público-Privadas (PPPs) para depois lançá-las. Cruzes! A intenção da intenção da intenção. E vira manchete de capa!
Já não é muito seguro escorar um projeto de desenvolvimento para o estado em PPPs, mormente quando estamos num momento econômico recessivo. O empresariado não tem sido generoso em investimentos e investir junto com o estado requer ainda mais cautelas. A chance de que um número expressivo de PPPs viessem a amadurecer no Rio Grande nos próximos anos já era pequena . Como ficará quando agora foi anunciado que vai ser contratada uma consultoria para mudar o marco regulatório e só então lançar os projetos? Alguém lembrou da expressão “ ficar para as calendas gregas”?
No campo da paranoia política pode-se até ler nas entrelinhas das declarações do governo a defesa de alguns movimentos muito polêmicos, como dar para a iniciativa privada o filé do saneamento (o tratamento de esgotos) ou da energia (a geração de eletricidade). Mas mesmo isto fica apenas subentendido. Ninguém tem a coragem de propor em voz alta , ainda que para o debate.
Já não é mais socialmente suportável a inação e a paralisia do Governo do Rio Grande. Sartori parece ter abdicado de toda vocação de liderar o estado. Tem se dedicado integralmente a achar um culpado para a crise que não é capaz de enfrentar. Primeiro tentou culpar Tarso Genro. Não deu certo. Agora quer culpar o Governo Dilma, se não lhe forem alcançados os valores necessários para que consiga pagar a folha em dia. Se toda a energia despendida nestes movimentos e na fracassada Caravana da Transparência fosse destinada a apresentar projetos para o estado certamente algum já teria surgido.
O Governo do Estado tem a obrigação de pelo menos apresentar um projeto para o desenvolvimento do estado num complicado momento econômico conjuntural e no bojo de uma crise financeira histórica. Não pode se limitar a gerenciar a folha de pagamento. Já passou o tempo de avaliar a situação, tomar o pé da dívida e outros que-tais.
Santa Paciência, Sartori. Comece a governar.
Antônio Escosteguy Castro é advogado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS Rio Grande do Sul - Matteus BBB24 volta ao Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” - créditos CNN

LFS Rio Grande do Sul Matteus volta a Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” Vice-campeão do BBB 24 fez desfile em carro aberto ao chegar em sua cidade natal, no Rio Grande do Sul Matteus, do BBB 24, chega a Alegrete (RS), após conquistar 2º lugar Reprodução/Instagram Fernanda Pereira Neves da CNN 20/04/2024 às 14:14 | Atualizado 20/04/2024 às 14:17 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Vice-campeão do BBB 24,  Matteus retornou a Alegrete, o Rio Grande do Sul , na manhã deste sábado (20), com direito a recepção com festas e desfile em carro aberto pela ruas da cidade.  “Estou me sentindo uma celebridade”, afirmou ele  em suas redes sociais. “Cheguei na minha terra e não estou acreditando no que está acontecendo com a minha vida. Meu Deus do céu! Tem um mar de gente aqui.  Nem nos meus melhores sonhos eu imaginaria.  Quero agradecer do fundo do meu coração todas as pessoas envolvidas”, completou. Leia mais Irmã de Davi diz que ex-BBB está com o psicológico abalado Van

Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto - créditos Brasil 247

  Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto Familiares de Ranani Glazer confirmaram a morte dele, natural de Porto Alegre (RS) Leia mais »

População se mobiliza em gesto de solidariedade

Créditos Governo do Estado do RS População se mobiliza em gesto de solidariedade LFS Rio Grande do Sul - Acúmulo de postagens: https://docs.google.com/document/d/1XpmsNnlZWFJqUDcqK1yJwRRc_uzQy-AUmSySdH2neYs   - - - - - - - - -  Participe do Grupo Whatsapp LFS Rio Grande do Sul:  https://chat.whatsapp.com/LRQJ0kEmIU2J7bt905mySj População se mobiliza em gesto de solidariedade   Palácio Piratini recebeu grande volume de doações nos últimos dias -  Foto: Gustavo Mansur/Secom O desastre natural que assolou o Estado nesta semana, provocando mortes e destruição, gerou comoção na população. Muitas doações foram realizadas para ajudar os atingidos pela tragédia. Nos últimos dias, carros, vans e motos fizeram fila em frente à Central de Doações da Defesa Civil estadual, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, para entregar donativos. Outros pontos de coleta, como o Palácio Piratini, no centro da capital, também receberam volumes expressivos. A movimentação tem sido tão