Pular para o conteúdo principal

Construção de nova ponte sobre o Guaíba avança dentro do prazo: 2017.

Cronograma está sendo seguido à risca, de acordo com o Dnit, mas ainda é necessária a remoção de 998 famílias. Se nada atrapalhar, obra deve ser inaugurada em setembro de 2017.

Construção de nova ponte sobre o Guaíba avança dentro do prazo Bruno Alencastro/Agencia RBS
Pilares da nova travessia do Guaíba começam a surgir na paisagem de Porto AlegreFoto: Bruno Alencastro / Agencia RBS


O início da construção dos pilares que irão sustentar a nova ponte que liga a região sul do Estado à Capital marcam a paisagem do Guaíba. O consórcio responsável pela obra, formado pelas empresas Queiroz Galvão e EGT Engenharia, trabalha na colocação de estacas — duas dentro da água e uma na beira da orla — e na concretagem e preparação da base do primeiro bloco.
Distante um quilômetro da estrutura mais antiga, a futura ponte deverá estar concluída até setembro de 2017. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), até o momento, o cronograma da obra está sendo seguido à risca.
Orçada em R$ 649,62 milhões e prometida há mais de quatro anos pela presidente Dilma Rousseff, a nova estrutura não vai contar com vão móvel. Com 40 metros, terá cerca de três vezes a altura da atual, que tem 12 metros de altura livre (distância entre o nível d'água e a parte inferior do vão móvel). Quando içada, a estrutura chega ao máximo de 35 metros.
Ao longo da construção da futura ponte está previsto o reassentamento de 998 famílias e mais 33 pontos de comércio e instituições, que estão no traçado da obra ou em área de preservação ambiental. As unidades habitacionais serão construídas por meio do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida.
Intenção é contar com ações conciliatórias
Atualmente, o Dnit está desenvolvendo o projeto da infraestrutura — esgotamento sanitário, arruamento e calçamento — das áreas onde serão construídas as moradias. A expectativa do órgão é que as primeiras famílias sejam realocadas para as novas moradias entre o final deste ano e o início de 2016.
Outra situação que pode causar atraso envolve desapropriações. Nesse caso, os proprietários serão indenizados pelo governo federal. Os imóveis estão sendo identificados e avaliados para futuras medidas. A ideia é realizar ações conciliatórias de desapropriações na Justiça Federal, nos mesmos moldes do realizado com os moradores próximos à BR-448. Até lá, o consórcio responsável pela construção seguirá trabalhando dentro da água, sem comprometimento ao cronograma da obra.
Mais alta e mais larga
Orçada em R$ 649,62 milhões e prometida há mais de quatro anos pela presidente Dilma Rousseff, a nova estrutura não vai contar com vão móvel. Como é cerca de três vezes mais alta que a estrutura atual, as embarcações poderão passar sob a ponte sem a necessidade de interromper o trânsito. Atualmente, o içamento ocorre, quando necessário, em horários pré-definidos.
Ponte atual
Extensão: 2,8 quilômetros, incluindo alças de acesso (1,3 quilômetro sobre a água)
Fluxo de veículos: 48 mil/dia
Altura máxima: 35 metros (no vão móvel)
Pistas: duas
Inauguração: dezembro de 1958

Ponte nova
Extensão: 7,3 quilômetros, incluindo acessos e elevadas (2,9 quilômetros sobre a água)
Fluxo de veículos: 50 mil/dia
Altura máxima: 40 metros (não tem vão móvel)
Pistas: três
Inauguração: prevista para setembro de 2017

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto - créditos Brasil 247

  Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto Familiares de Ranani Glazer confirmaram a morte dele, natural de Porto Alegre (RS) Leia mais »

LFS Rio Grande do Sul - Matteus BBB24 volta ao Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” - créditos CNN

LFS Rio Grande do Sul Matteus volta a Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” Vice-campeão do BBB 24 fez desfile em carro aberto ao chegar em sua cidade natal, no Rio Grande do Sul Matteus, do BBB 24, chega a Alegrete (RS), após conquistar 2º lugar Reprodução/Instagram Fernanda Pereira Neves da CNN 20/04/2024 às 14:14 | Atualizado 20/04/2024 às 14:17 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Vice-campeão do BBB 24,  Matteus retornou a Alegrete, o Rio Grande do Sul , na manhã deste sábado (20), com direito a recepção com festas e desfile em carro aberto pela ruas da cidade.  “Estou me sentindo uma celebridade”, afirmou ele  em suas redes sociais. “Cheguei na minha terra e não estou acreditando no que está acontecendo com a minha vida. Meu Deus do céu! Tem um mar de gente aqui.  Nem nos meus melhores sonhos eu imaginaria.  Quero agradecer do fundo do meu coração todas as pessoas envolvidas”, completou. Leia mais Irmã de Davi diz que ex-BBB está com o psicológico abalado Van

População se mobiliza em gesto de solidariedade

Créditos Governo do Estado do RS População se mobiliza em gesto de solidariedade LFS Rio Grande do Sul - Acúmulo de postagens: https://docs.google.com/document/d/1XpmsNnlZWFJqUDcqK1yJwRRc_uzQy-AUmSySdH2neYs   - - - - - - - - -  Participe do Grupo Whatsapp LFS Rio Grande do Sul:  https://chat.whatsapp.com/LRQJ0kEmIU2J7bt905mySj População se mobiliza em gesto de solidariedade   Palácio Piratini recebeu grande volume de doações nos últimos dias -  Foto: Gustavo Mansur/Secom O desastre natural que assolou o Estado nesta semana, provocando mortes e destruição, gerou comoção na população. Muitas doações foram realizadas para ajudar os atingidos pela tragédia. Nos últimos dias, carros, vans e motos fizeram fila em frente à Central de Doações da Defesa Civil estadual, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, para entregar donativos. Outros pontos de coleta, como o Palácio Piratini, no centro da capital, também receberam volumes expressivos. A movimentação tem sido tão