Pular para o conteúdo principal

Hyundai planeja usina de energia a partir de resíduos em Caxias do Sul



A subsidiária sul-coreana Hyundai Engenharia e Construção pretende investir em projeto na área de logística no Rio Grande do Sul. Executivos da empresa no Brasil reuniram-se com o governador José Ivo Sartori, nesta quarta-feira (24), quando foi assinado documento formalizando interesse do Estado na instalação de uma usina de produção de energia a partir de resíduos industriais em Caxias do Sul.

O projeto já vem sendo discutido com a prefeitura do município e agora tem a confirmação formal de apoio do governo estadual. "Assinei um documento que demonstra nossa disposição, como parceiro efetivo, de concretizar esse projeto inovador", afirmou Sartori.


A conclusão dos estudos técnicos e classificatórios dos resíduos feitos pela empresa é aguardada para outubro. Na etapa seguinte, a Hyundai apresenta o projeto definitivo para formatação da modelagem do contrato entre investidor, município e Estado. 
Cabe à Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia conduzir o processo. "O poder público é provocado pelo projeto. A partir dele, analisamos, com segurança jurídica, a formatação do contrato para viabilizar a iniciativa", disse o secretário da Pasta, Fábio Branco.


A Hyundai Engenharia e Construção é parte do grupo Hyundai, o maior conglomerado da Coréia do Sul. "Caxias do Sul foi escolhida para os negócios no Rio Grande do Sul porque demonstra a vantagem de se colocar numa região industrial e porque há disposição da prefeitura e, agora, também do Estado em prosseguir com o projeto", afirmou Choi Hyo Ryong, vice-presidente do Grupo.

A usina de produção de energia a partir de resíduos funciona com a queima de lixo sólido residencial e industrial. O valor do projeto é calculado em US$ 270 milhões. É a primeira unidade do tipo a ser construída pela Hyundai no Brasil.

Além da usina, os representantes da empresa sinalizaram interesse em projetos por meio de parceria público-privada para a construção de aeroportos, portos, pontes e túneis. Caxias do Sul também foi citada para outro empreendimento: a construção do aeroporto de Vila Oliva.

Texto: Anamaria Bessil/Palácio Piratini 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS Rio Grande do Sul - Matteus BBB24 volta ao Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” - créditos CNN

LFS Rio Grande do Sul Matteus volta a Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” Vice-campeão do BBB 24 fez desfile em carro aberto ao chegar em sua cidade natal, no Rio Grande do Sul Matteus, do BBB 24, chega a Alegrete (RS), após conquistar 2º lugar Reprodução/Instagram Fernanda Pereira Neves da CNN 20/04/2024 às 14:14 | Atualizado 20/04/2024 às 14:17 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Vice-campeão do BBB 24,  Matteus retornou a Alegrete, o Rio Grande do Sul , na manhã deste sábado (20), com direito a recepção com festas e desfile em carro aberto pela ruas da cidade.  “Estou me sentindo uma celebridade”, afirmou ele  em suas redes sociais. “Cheguei na minha terra e não estou acreditando no que está acontecendo com a minha vida. Meu Deus do céu! Tem um mar de gente aqui.  Nem nos meus melhores sonhos eu imaginaria.  Quero agradecer do fundo do meu coração todas as pessoas envolvidas”, completou. Leia mais Irmã de Davi diz que ex-BBB está com o psicológico abalado Van

Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto - créditos Brasil 247

  Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto Familiares de Ranani Glazer confirmaram a morte dele, natural de Porto Alegre (RS) Leia mais »

População se mobiliza em gesto de solidariedade

Créditos Governo do Estado do RS População se mobiliza em gesto de solidariedade LFS Rio Grande do Sul - Acúmulo de postagens: https://docs.google.com/document/d/1XpmsNnlZWFJqUDcqK1yJwRRc_uzQy-AUmSySdH2neYs   - - - - - - - - -  Participe do Grupo Whatsapp LFS Rio Grande do Sul:  https://chat.whatsapp.com/LRQJ0kEmIU2J7bt905mySj População se mobiliza em gesto de solidariedade   Palácio Piratini recebeu grande volume de doações nos últimos dias -  Foto: Gustavo Mansur/Secom O desastre natural que assolou o Estado nesta semana, provocando mortes e destruição, gerou comoção na população. Muitas doações foram realizadas para ajudar os atingidos pela tragédia. Nos últimos dias, carros, vans e motos fizeram fila em frente à Central de Doações da Defesa Civil estadual, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, para entregar donativos. Outros pontos de coleta, como o Palácio Piratini, no centro da capital, também receberam volumes expressivos. A movimentação tem sido tão