Pular para o conteúdo principal

Hyundai planeja usina de energia a partir de resíduos em Caxias do Sul



A subsidiária sul-coreana Hyundai Engenharia e Construção pretende investir em projeto na área de logística no Rio Grande do Sul. Executivos da empresa no Brasil reuniram-se com o governador José Ivo Sartori, nesta quarta-feira (24), quando foi assinado documento formalizando interesse do Estado na instalação de uma usina de produção de energia a partir de resíduos industriais em Caxias do Sul.

O projeto já vem sendo discutido com a prefeitura do município e agora tem a confirmação formal de apoio do governo estadual. "Assinei um documento que demonstra nossa disposição, como parceiro efetivo, de concretizar esse projeto inovador", afirmou Sartori.


A conclusão dos estudos técnicos e classificatórios dos resíduos feitos pela empresa é aguardada para outubro. Na etapa seguinte, a Hyundai apresenta o projeto definitivo para formatação da modelagem do contrato entre investidor, município e Estado. 
Cabe à Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia conduzir o processo. "O poder público é provocado pelo projeto. A partir dele, analisamos, com segurança jurídica, a formatação do contrato para viabilizar a iniciativa", disse o secretário da Pasta, Fábio Branco.


A Hyundai Engenharia e Construção é parte do grupo Hyundai, o maior conglomerado da Coréia do Sul. "Caxias do Sul foi escolhida para os negócios no Rio Grande do Sul porque demonstra a vantagem de se colocar numa região industrial e porque há disposição da prefeitura e, agora, também do Estado em prosseguir com o projeto", afirmou Choi Hyo Ryong, vice-presidente do Grupo.

A usina de produção de energia a partir de resíduos funciona com a queima de lixo sólido residencial e industrial. O valor do projeto é calculado em US$ 270 milhões. É a primeira unidade do tipo a ser construída pela Hyundai no Brasil.

Além da usina, os representantes da empresa sinalizaram interesse em projetos por meio de parceria público-privada para a construção de aeroportos, portos, pontes e túneis. Caxias do Sul também foi citada para outro empreendimento: a construção do aeroporto de Vila Oliva.

Texto: Anamaria Bessil/Palácio Piratini 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Repercutimos o Boletim 📌 EM FOCO | 5/3/2025 --- Bom dia de quarta-feira! Chegou o nosso boletim de notícias com uma visão popular do RS, do Brasil e do mundo - créditos BdF

Repercutimos o Boletim RS em Foco -  📌 EM FOCO | 5/3/2025 ---  Bom dia de quarta-feira! Chegou o nosso boletim de notícias com uma visão popular do RS, do Brasil e do mundo -  Créditos BdF *Receba a LFS Rio Grande do Sul no seu Whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/JF629HWgfZZ7ju6hTgHQYA  ---------------- ⛪ O BdFRS esteve em Arroio do Meio (RS) para acompanhar a 47ª edição da Romaria da Terra. Gritando por moradia, trabalho e reconstrução de comunidades atingidas por enchentes, milhares de romeiros e romeiras enfretaram o calor no estado em uma prova de união, fé e resistência. Confira as principais notícias. → 47ª Romaria da Terra celebra fé e resistência em Arroio do Meio (RS) https://tinyurl.com/mr462n6d → Em Arroio do Meio (RS), uma nova história para Nossa Senhora Aparecida https://tinyurl.com/2p9zf9wx → Báculo do bispo de Santa Cruz do Sul (RS) é feito de madeira resgatada da enchente https://tinyurl.com/4nxdm7pt ✍️ COLUNAS E ARTIGOS DE OPINIÃO Romeiros e ...

LFS Rio Grande do Sul - 5 bairros de Porto Alegre alagam; trens voltam a funcionar após paralisação

LFS Rio Grande do Sul -  Porto Alegre teve 5 bairros completamente alagados.  Receba a LFS Rio Grande do Sul no seu whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/JF629HWgfZZ7ju6hTgHQYA   Siga a Rede LFS de Comunicação no Instagram @redelfsdecomunicacao  ---  http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao    ------------------------- Créditos G1 Rio Grande do Sul 5 bairros de Porto Alegre alagam; trens voltam a funcionar após paralisação Em 1 dia, choveu mais da metade do previsto para todo o mês. Há 4 horas Rio Grande do Sul