Pular para o conteúdo principal

'RS está em luto', afirma governador Sartori (PMDB/RS) em velório de Nico Fagundes

http://s2.glbimg.com/pjauawBtEAfrjW9380gslyVmlmc=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/06/25/sartori2a.jpg
Governador Sartori. Foto G1

Autoridades participam do velório do tradicionalista Nico Fagundes, que ocorre nesta quinta-feira (25) no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, esteve no local e lembrou o jeito afável do folclorista, poeta, historiador e apresentador, que morreu na noite de quarta (24), aos 80 anos.



"O Nico Fagundes é dessas figuras que canalizava em todos os tempos e todas as horas, do simples até a poesia mais sofisticada. Era brincalhão e afável. Foi uma caminhada que ele prestou ao Rio Grande do Sul para valorizar a poesia e a cultura gaúcha. O RS já está em luto, tudo isso vem ao natural. Não precisava decretar luto, mas vai ser feito", declarou Sartori

Segundo a família, a causa da morte foi infecção respiratória. Ele estava há mais de um mês internado no Hospital Ernesto Dornelles, na capital gaúcha. O sepultamento está marcado para as 18h, no Cemitério João XXIII, também em Porto Alegre.

O clima no velório é de emoção e tristeza. Nico foi um dos mais respeitados estudiosos da cultura gaúcha. Suas letras e canções já foram gravadas por dezenas de músicos. Ele eternizou clássicos da música regional como "Canto Alegretense" e "Origens" e influenciou uma geração de artistas.

"Fico arrepiado de me lembrar, ele chegava no palco e levantava os braços e a galera fazia 'uooo'. O povo se via espelhado nele. De certa forma, não vai morrer nunca. Enquanto tiver uma fogueira, uma gaita, vão cantar a música dele. Me atrevo a dizer que enquanto tiver o Rio Grande do Sul, ele não vai morrer. O estado perdeu um gigante, e eu perdi meu pai", disse o filho, Antônio Augusto Fagundes Filho, chorando.

Para o filho, o Nico acabou sendo reduzido no imaginário popular por ter apresentado popular por ter apresentado o Galpão Crioulo, da RBS TV, por 30 anos. "Pensavam que ele era só apresentador, mas era escritor, poeta, compositor e um dos cavaleiros da paz. Era uma pessoa extremamente bem humorada, tinha visão apaixonada sobre a terra e sobre as pessoas, e elas devolviam isso a ele. Era muito amado", lembrou o filho durante o velório.

O irmão de Nico, Bagre Fagundes, disse que mesmo sabendo que o tradicionalista estava doente, a morte pegou todos de surpresa.

"Parece que ninguém sabia que o Nico estava doente. Nós sabíamos, mas não queríamos acreditar. Nossa família gaúcha está perdendo um homem preparado, um compositor e um grande poeta. Disse até em um poema que o sonho dele era ser considerado poeta do Alegrete. Acho que ele conseguiu isso. Para mim, é o melhor. É um momento de tristeza", declarou.

G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS Rio Grande do Sul - Matteus BBB24 volta ao Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” - créditos CNN

LFS Rio Grande do Sul Matteus volta a Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” Vice-campeão do BBB 24 fez desfile em carro aberto ao chegar em sua cidade natal, no Rio Grande do Sul Matteus, do BBB 24, chega a Alegrete (RS), após conquistar 2º lugar Reprodução/Instagram Fernanda Pereira Neves da CNN 20/04/2024 às 14:14 | Atualizado 20/04/2024 às 14:17 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Vice-campeão do BBB 24,  Matteus retornou a Alegrete, o Rio Grande do Sul , na manhã deste sábado (20), com direito a recepção com festas e desfile em carro aberto pela ruas da cidade.  “Estou me sentindo uma celebridade”, afirmou ele  em suas redes sociais. “Cheguei na minha terra e não estou acreditando no que está acontecendo com a minha vida. Meu Deus do céu! Tem um mar de gente aqui.  Nem nos meus melhores sonhos eu imaginaria.  Quero agradecer do fundo do meu coração todas as pessoas envolvidas”, completou. Leia mais Irmã de Davi diz que ex-BBB está com o psicológico abalado Van

Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto - créditos Brasil 247

  Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto Familiares de Ranani Glazer confirmaram a morte dele, natural de Porto Alegre (RS) Leia mais »

População se mobiliza em gesto de solidariedade

Créditos Governo do Estado do RS População se mobiliza em gesto de solidariedade LFS Rio Grande do Sul - Acúmulo de postagens: https://docs.google.com/document/d/1XpmsNnlZWFJqUDcqK1yJwRRc_uzQy-AUmSySdH2neYs   - - - - - - - - -  Participe do Grupo Whatsapp LFS Rio Grande do Sul:  https://chat.whatsapp.com/LRQJ0kEmIU2J7bt905mySj População se mobiliza em gesto de solidariedade   Palácio Piratini recebeu grande volume de doações nos últimos dias -  Foto: Gustavo Mansur/Secom O desastre natural que assolou o Estado nesta semana, provocando mortes e destruição, gerou comoção na população. Muitas doações foram realizadas para ajudar os atingidos pela tragédia. Nos últimos dias, carros, vans e motos fizeram fila em frente à Central de Doações da Defesa Civil estadual, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, para entregar donativos. Outros pontos de coleta, como o Palácio Piratini, no centro da capital, também receberam volumes expressivos. A movimentação tem sido tão