Pular para o conteúdo principal

Governo do Estado do RS lança programa social que atenderá 30 mil pessoas de baixa renda

Prato para Todos

Iniciativa envolve SDR, Ceasa, Sistema Fecomércio-RS/Sesc e Seven Boys e oferece alimentos e educação - Foto: Tiago Lobo/SDR Download HD (1,63 MB)
No Dia Mundial da Alimentação, celebrado na sexta-feira (16), o Estado lança um programa que oferece alimentos e educação nutricional para cerca de 30 mil pessoas de baixa renda atendidas por 150 entidades de Porto Alegre. Em cerimônia às 10h30min no Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori e da secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais do Estado, Maria Helena Sartori, será apresentado o Prato para Todos, projeto idealizado pela Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa), em conjunto com a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), e parcerias do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e Seven Boys.
A operacionalização do programa começa com voluntários da Ceasa, que coletarão hortifrutigranjeiros entre os excedentes de mercado do pavilhão de produtores e do setor atacadista. Os produtos serão classificados e armazenados, para depois comporem kits que terão ainda pães doados pela Seven Boys. A Ceasa já montou um cadastro de entidades que serão beneficiadas e monitoradas sistematicamente, como creches comunitárias, instituições filantrópicas, asilos e entidades oficialmente registradas que tratem de crianças ou pessoas em vulnerabilidade social.
No ato de lançamento do programa, o governador entregará as chaves de um ônibus-escola dotado de cozinha industrial em seu interior, com 24 lugares. O veículo servirá como sala de aulas em entidades que não têm cozinha.

Aulas e livro de receitas
Com isso, além de prover alimentação, o programa desenvolve ações educativas junto às comunidades. O ônibus-escola do Sistema Fecomércio-RS/Sesc vai percorrer entidades e associações cadastradas, e nutricionistas ministrarão cursos sobre como aproveitar frutas e legumes integralmente no preparo de várias receitas. Os participantes recebem também um livro com receitas. Além de capacitar cozinheiras, o Sesc/RS levará opções de lazer para crianças em suas visitas educacionais. “Por meio desta parceria, conseguiremos ampliar a atuação social que já foi desenvolvida pelo Programa Mesa Brasil Sesc em todo o RS. O estímulo ao aproveitamento integral dos alimentos e, em especial, o não desperdício será o principal foco da nossa contribuição a este novo programa“, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn.
Para o secretário da SDR, Tarcisio Minetto, o Prato para Todos será uma importante proteção social. “A união de diferentes atores, do poder público e da iniciativa privada, vai colocar em prática uma política pública para reduzir a insegurança alimentar e a pobreza”, afirma. “Este programa nasce sem que o Estado precise desembolsar recursos, mas o governo assume a liderança para organizar diferentes elos em prol da sociedade.”
“O Brasil é o país que mais desperdiça alimentos, deixando de aproveitar 30% do que produz”, alerta o presidente da Ceasa, Ernesto da Cruz Teixeira. “Com o Prato para Todos, aumentamos o controle sobre o descarte de alimentos e criamos um novo hábito entre as famílias de baixa renda, que aprenderão a aproveitar cascas, talos, folhas, ramas e cascas, de alto valor nutricional, em sua alimentação.”
O lançamento do Prato para Todos também terá a participação do presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac Sesc, Luiz Carlos Bohn; da diretoria da Seven Boys; de secretários estaduais e parlamentares, entre outros.

Texto: Itamar Pelizzaro/SDR 
Edição: Léa Aragón/Secom 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS Rio Grande do Sul - Matteus BBB24 volta ao Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” - créditos CNN

LFS Rio Grande do Sul Matteus volta a Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” Vice-campeão do BBB 24 fez desfile em carro aberto ao chegar em sua cidade natal, no Rio Grande do Sul Matteus, do BBB 24, chega a Alegrete (RS), após conquistar 2º lugar Reprodução/Instagram Fernanda Pereira Neves da CNN 20/04/2024 às 14:14 | Atualizado 20/04/2024 às 14:17 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Vice-campeão do BBB 24,  Matteus retornou a Alegrete, o Rio Grande do Sul , na manhã deste sábado (20), com direito a recepção com festas e desfile em carro aberto pela ruas da cidade.  “Estou me sentindo uma celebridade”, afirmou ele  em suas redes sociais. “Cheguei na minha terra e não estou acreditando no que está acontecendo com a minha vida. Meu Deus do céu! Tem um mar de gente aqui.  Nem nos meus melhores sonhos eu imaginaria.  Quero agradecer do fundo do meu coração todas as pessoas envolvidas”, completou. Leia mais Irmã de Davi diz que ex-BBB está com o psicológico abalado Van

Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto - créditos Brasil 247

  Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto Familiares de Ranani Glazer confirmaram a morte dele, natural de Porto Alegre (RS) Leia mais »

População se mobiliza em gesto de solidariedade

Créditos Governo do Estado do RS População se mobiliza em gesto de solidariedade LFS Rio Grande do Sul - Acúmulo de postagens: https://docs.google.com/document/d/1XpmsNnlZWFJqUDcqK1yJwRRc_uzQy-AUmSySdH2neYs   - - - - - - - - -  Participe do Grupo Whatsapp LFS Rio Grande do Sul:  https://chat.whatsapp.com/LRQJ0kEmIU2J7bt905mySj População se mobiliza em gesto de solidariedade   Palácio Piratini recebeu grande volume de doações nos últimos dias -  Foto: Gustavo Mansur/Secom O desastre natural que assolou o Estado nesta semana, provocando mortes e destruição, gerou comoção na população. Muitas doações foram realizadas para ajudar os atingidos pela tragédia. Nos últimos dias, carros, vans e motos fizeram fila em frente à Central de Doações da Defesa Civil estadual, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, para entregar donativos. Outros pontos de coleta, como o Palácio Piratini, no centro da capital, também receberam volumes expressivos. A movimentação tem sido tão