Pular para o conteúdo principal

MST ocupa Incra e Ministério da Fazenda e exige retomada da reforma agrária


MST ocupa Incra e Ministério da Fazenda e exige retomada da reforma agrária

No RS, Movimento cobra o assentamento de 2,3 mil famílias acampadas



Por reforma agrária, contra o golpe e a retirada de direitos, cerca de 2 mil trabalhadores Rurais Sem Terra ocupam desde a manhã desta segunda-feira (5) o pátio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério da Fazenda em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.



Os agricultores exigem a retomada da reforma agrária com o assentamento de 2,3 mil famílias acampadas no estado e a suspensão da decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de penalizar mais de 578 mil assentados no país por considerá-los irregulares. No RS, onde há em torno de 13 mil famílias assentadas, segundo informações do Incra, mais de 10,5 mil beneficiários da reforma agrária encontram-se em situação de irregularidade.



“Hoje, para o Tribunal, é crime as famílias se organizarem para terem renda e melhores condições de vida no campo. Ele só não enxerga que essas melhorias vieram após a reforma agrária. Essas famílias estão com as vidas bloqueadas, não conseguem acessar a créditos e a outros recursos e programas”, explica Cedenir de Oliveira, da direção estadual do MST.



Os trabalhadores, que não têm previsão para deixarem o Incra e o Ministério da Fazenda, ainda protestam contra a reforma da previdência rural, que prevê a idade mínima de 65 anos para a aposentadoria de homens e mulheres; a titulação de lotes e a venda de terras brasileiras aos estrangeiros, medidas já sinalizadas pelo governo de Michel Temer (PMDB).



O MST também está preocupado com a retirada de direitos e reforça que não aceita retrocessos nas políticas públicas conquistadas nos últimos anos, como o direito à habitação rural, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida; ao ensino, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera); à assistência técnica e créditos para a produção de alimentos saudáveis, com o apoio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); entre outras. Conforme o Movimento, “a desvalorização dessas políticas pode estimular o êxodo rural e inchar os perímetros urbanos, gerando miséria e a degradação humana”.



Jornada Nacional



As duas ocupações no RS fazem parte da Jornada de Lutas Unitária dos Trabalhadores e Trabalhadoras, e Povos do Campo, das Águas e das Florestas. Em todo o Brasil serão realizadas ações em denúncia à paralisação de políticas públicas, à ameaça à soberania nacional e à criminalização dos movimentos populares, indígenas, quilombolas e mulheres.



Em Porto Alegre, além do MST, participam da jornada a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC).


- - - 

Faça uma Assinatura Solidária


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS Rio Grande do Sul - Matteus BBB24 volta ao Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” - créditos CNN

LFS Rio Grande do Sul Matteus volta a Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” Vice-campeão do BBB 24 fez desfile em carro aberto ao chegar em sua cidade natal, no Rio Grande do Sul Matteus, do BBB 24, chega a Alegrete (RS), após conquistar 2º lugar Reprodução/Instagram Fernanda Pereira Neves da CNN 20/04/2024 às 14:14 | Atualizado 20/04/2024 às 14:17 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Vice-campeão do BBB 24,  Matteus retornou a Alegrete, o Rio Grande do Sul , na manhã deste sábado (20), com direito a recepção com festas e desfile em carro aberto pela ruas da cidade.  “Estou me sentindo uma celebridade”, afirmou ele  em suas redes sociais. “Cheguei na minha terra e não estou acreditando no que está acontecendo com a minha vida. Meu Deus do céu! Tem um mar de gente aqui.  Nem nos meus melhores sonhos eu imaginaria.  Quero agradecer do fundo do meu coração todas as pessoas envolvidas”, completou. Leia mais Irmã de Davi diz que ex-BBB está com o psicológico abalado Van

Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto - créditos Brasil 247

  Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto Familiares de Ranani Glazer confirmaram a morte dele, natural de Porto Alegre (RS) Leia mais »

População se mobiliza em gesto de solidariedade

Créditos Governo do Estado do RS População se mobiliza em gesto de solidariedade LFS Rio Grande do Sul - Acúmulo de postagens: https://docs.google.com/document/d/1XpmsNnlZWFJqUDcqK1yJwRRc_uzQy-AUmSySdH2neYs   - - - - - - - - -  Participe do Grupo Whatsapp LFS Rio Grande do Sul:  https://chat.whatsapp.com/LRQJ0kEmIU2J7bt905mySj População se mobiliza em gesto de solidariedade   Palácio Piratini recebeu grande volume de doações nos últimos dias -  Foto: Gustavo Mansur/Secom O desastre natural que assolou o Estado nesta semana, provocando mortes e destruição, gerou comoção na população. Muitas doações foram realizadas para ajudar os atingidos pela tragédia. Nos últimos dias, carros, vans e motos fizeram fila em frente à Central de Doações da Defesa Civil estadual, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, para entregar donativos. Outros pontos de coleta, como o Palácio Piratini, no centro da capital, também receberam volumes expressivos. A movimentação tem sido tão