Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos trabalha por envelhecimento ativo e saudável dos idosos

Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos trabalha por envelhecimento ativo e saudável dos idosos


forum29
Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa, Pessoas com Deficiência e Diversidades foi aberto nessa segunda-feira - Foto: Divulgação/SJCDH

Foi aberto oficialmente nessa segunda-feira (28), diante de um público de mais de 200 pessoas no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, o Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa, Pessoas com Deficiência e Diversidades. Até o dia 1º de fevereiro, o espaço reunirá debatedores visando aprofundar a reflexão e articulação democrática.
O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos em exercício, José Francisco Alves Pereira, representou o governo estadual na solenidade de abertura do Fórum. O deputado Catarina Paladini, que assumirá a titularidade da pasta no dia 1º de fevereiro, esteve presente no evento, além das demais lideranças políticas e representativas da sociedade civil.
José Francisco Alves Pereira falou da expectativa em relação às conferências municipais de idosos que estão sendo realizadas no estado. Ele tem a expectativa que após este Fórum mais alguns municípios, dos 417 que não se sensibilizaram, ainda venham debater sobre “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e as Políticas Públicas”, apresentando propostas para a Conferência Estadual, que acontecerá no final de maio em Porto Alegre.
O secretário em exercício comentou, ainda, estar trabalhando para que mais cidades gaúchas se apropriem do Projeto de Organização Mundial da Saúde, lançado em 2007 após a 2ª Assembleia Mundial sobre Envelhecimento, ocorrida em Madrid em 2002. Na oportunidade, a proposta de mudança radical de paradigma, com o tema “Envelhecimento Ativo e Saudável”, foi lançada. Também abordou o “Plano Decenal da Pessoa Idosa”, que está em fase de consulta pública e será apresentado no FSM, e falou sobre direitos humanos e diversidade.
O coordenador do FSM, Lélio Falcão, saudou o deputado Catarina Paladini pelo apoio dado ao evento desde o seu início, em 2015, quando foi gestado na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, na ocasião presidida pelo parlamentar. O deputado Catarina disse que o espaço serve para a troca de experiências, avaliação de avanços e conquistas na construção de soluções efetivas. O deputado defendeu, ainda, a necessidade de fortalecer o combate aos maus tratos que os idosos são submetidos. "Estamos no caminho certo, mas ainda há muito a ser feito. O Fórum é um importante passo para avançar", concluiu.
Após a solenidade de abertura, foi realizada uma sessão de autógrafos da obra "Negras Palavras Gaúchas Dois", que reúne textos de autores negros gaúchos, sob a coordenação do jornalista e escritor, Oscar Henrique Cardoso. A publicação conta com o apoio da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
Texto: Ascom Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Edição: André Malinoski/Secom
 
Atenciosamente,
Equipe de Jornalismo
Secretaria de Comunicação
Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Repercutimos o Boletim 📌 EM FOCO | 5/3/2025 --- Bom dia de quarta-feira! Chegou o nosso boletim de notícias com uma visão popular do RS, do Brasil e do mundo - créditos BdF

Repercutimos o Boletim RS em Foco -  📌 EM FOCO | 5/3/2025 ---  Bom dia de quarta-feira! Chegou o nosso boletim de notícias com uma visão popular do RS, do Brasil e do mundo -  Créditos BdF *Receba a LFS Rio Grande do Sul no seu Whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/JF629HWgfZZ7ju6hTgHQYA  ---------------- ⛪ O BdFRS esteve em Arroio do Meio (RS) para acompanhar a 47ª edição da Romaria da Terra. Gritando por moradia, trabalho e reconstrução de comunidades atingidas por enchentes, milhares de romeiros e romeiras enfretaram o calor no estado em uma prova de união, fé e resistência. Confira as principais notícias. → 47ª Romaria da Terra celebra fé e resistência em Arroio do Meio (RS) https://tinyurl.com/mr462n6d → Em Arroio do Meio (RS), uma nova história para Nossa Senhora Aparecida https://tinyurl.com/2p9zf9wx → Báculo do bispo de Santa Cruz do Sul (RS) é feito de madeira resgatada da enchente https://tinyurl.com/4nxdm7pt ✍️ COLUNAS E ARTIGOS DE OPINIÃO Romeiros e ...

LFS Rio Grande do Sul - 5 bairros de Porto Alegre alagam; trens voltam a funcionar após paralisação

LFS Rio Grande do Sul -  Porto Alegre teve 5 bairros completamente alagados.  Receba a LFS Rio Grande do Sul no seu whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/JF629HWgfZZ7ju6hTgHQYA   Siga a Rede LFS de Comunicação no Instagram @redelfsdecomunicacao  ---  http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao    ------------------------- Créditos G1 Rio Grande do Sul 5 bairros de Porto Alegre alagam; trens voltam a funcionar após paralisação Em 1 dia, choveu mais da metade do previsto para todo o mês. Há 4 horas Rio Grande do Sul