Pular para o conteúdo principal

Governo aposta na regionalização para acelerar desenvolvimento do RS

Governo aposta na regionalização para acelerar desenvolvimento do RS

Apresentar as principais demandas e necessidades de cada região do estado foi o objetivo da visita da diretoria do Fórum dos Coredes ao governador Eduardo Leite, na tarde desta quinta-feira (14), no Palácio Piratini. A entidade representa os 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento. O papel da entidade é pensar no crescimento das regiões, identificando as principais reivindicações de cada uma.
De acordo com o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Cláudio Gastal, as políticas públicas precisam ser para todos, mas respeitando a individualidade de cada região. "Não tem como pensar no desenvolvimento de qualquer estado sem a participação de quem está na base. O governador Eduardo Leite deixou muito claro isso: temos que construir um programa de governo com as pessoas, e não para as pessoas. Isso passa pela mobilização local, que é feita nos municípios através dos Coredes. Ouvir a população é fundamental para errar menos e acertar mais", afirmou.
A presidente do Fórum, Munira Medeiros Awad, entregou dois documentos ao governador. O primeiro foi o livro "Planos Estratégicos de Desenvolvimento dos Coredes para 2015-2030", em que aparecem 90 projetos considerados essenciais em áreas como saúde, segurança pública, educação e infraestrutura. Para executar todos, até 2030, seriam necessários cerca de R$ 32 bilhões. Os Coredes trabalham com recursos públicos (por exemplo, a consulta popular – quando a população vota nas prioridades para a região onde vive, e as emendas parlamentares – verba, prevista em lei, que deputados e senadores repassam para os municípios), com parcerias público-privadas e também com financiamentos via BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul). O outro documento entregue foi o manual "Pró-RS VI - Propostas Estratégicas para o Desenvolvimento Regional do Estado do Rio Grande do Sul para 2019-2022" (período do mandato do governador Eduardo Leite).
Munira agradeceu a abertura ao diálogo por parte do Poder Executivo: "O governo realmente reconhece o nosso papel como um importante canal de discussão com a sociedade. O governo entende que a consulta popular é legítima, temos algumas propostas de mudança, mas o essencial fica – pensar no desenvolvimento das regiões e do Estado como um todo".
Os Coredes existem há 27 anos e são reconhecidos na América Latina por sua atuação. Além da presidente do Fórum, participaram do encontro a primeira secretária do órgão, Cíntia Agostini; o segundo secretário, Leonardo Beroldt; o primeiro tesoureiro, Hugo Chimenes; e o segundo tesoureiro, Heitor Leal. O secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Rodrigo Lorenzoni, também estava presente.
Texto: Vanessa Felippe
Edição: André Malinoski/Secom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Repercutimos o Boletim 📌 EM FOCO | 5/3/2025 --- Bom dia de quarta-feira! Chegou o nosso boletim de notícias com uma visão popular do RS, do Brasil e do mundo - créditos BdF

Repercutimos o Boletim RS em Foco -  📌 EM FOCO | 5/3/2025 ---  Bom dia de quarta-feira! Chegou o nosso boletim de notícias com uma visão popular do RS, do Brasil e do mundo -  Créditos BdF *Receba a LFS Rio Grande do Sul no seu Whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/JF629HWgfZZ7ju6hTgHQYA  ---------------- ⛪ O BdFRS esteve em Arroio do Meio (RS) para acompanhar a 47ª edição da Romaria da Terra. Gritando por moradia, trabalho e reconstrução de comunidades atingidas por enchentes, milhares de romeiros e romeiras enfretaram o calor no estado em uma prova de união, fé e resistência. Confira as principais notícias. → 47ª Romaria da Terra celebra fé e resistência em Arroio do Meio (RS) https://tinyurl.com/mr462n6d → Em Arroio do Meio (RS), uma nova história para Nossa Senhora Aparecida https://tinyurl.com/2p9zf9wx → Báculo do bispo de Santa Cruz do Sul (RS) é feito de madeira resgatada da enchente https://tinyurl.com/4nxdm7pt ✍️ COLUNAS E ARTIGOS DE OPINIÃO Romeiros e ...

LFS Rio Grande do Sul - 5 bairros de Porto Alegre alagam; trens voltam a funcionar após paralisação

LFS Rio Grande do Sul -  Porto Alegre teve 5 bairros completamente alagados.  Receba a LFS Rio Grande do Sul no seu whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/JF629HWgfZZ7ju6hTgHQYA   Siga a Rede LFS de Comunicação no Instagram @redelfsdecomunicacao  ---  http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao    ------------------------- Créditos G1 Rio Grande do Sul 5 bairros de Porto Alegre alagam; trens voltam a funcionar após paralisação Em 1 dia, choveu mais da metade do previsto para todo o mês. Há 4 horas Rio Grande do Sul