Pular para o conteúdo principal

Governo do RS contrata agropecuária de Pelotas para fazer testes de Covid-19

Governo do RS contrata agropecuária de Pelotas para fazer testes de Covid-19


Agropecuária de Pelotas fará exames de covid-19. Foto: Reprodução Facebook
Luciano Velleda
A escolha da empresa M&S Produtos Agropecuários Ltda para a realização de exames de diagnóstico da doença Covid-19, no Rio Grande do Sul, tem sido questionada por entidades especializadas da área da saúde. Anunciada na última segunda-feira (6) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), a empresa, com sede em Pelotas, foi contratada para efetuar 250 exames por dia, ao custo de R$ 175 cada exame. O contrato tem validade de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses.
O processo de seleção, porém, está envolto em dúvidas. O principal questionamento refere-se à capacidade técnica de uma agropecuária realizar o teste para detecção do novo coronavírus, em detrimento de laboratórios renomados e com expertise reconhecida em biologia molecular no Rio Grande do Sul, como Wienmman, Amplicon, Qualitat, Exame, entre outros. Ao todo, o Estado tem cerca de mil laboratórios registrados nos conselhos de biomedicina, medicina e farmácia.
No dia seguinte ao anúncio da contratação da M&S Produtos Agropecuários Ltda, o Conselho Regional de Farmácia (CRF-RS) enviou ofício à secretária estadual de Saúde, Arita Bergamann, questionando como ocorreu o processo de escolha da empresa, assim como se houve consulta aos outros laboratórios privados do Estado. O documento do CRF-RS ainda faz referência a existência de alvará sanitário para atuar como laboratório de análises clínicas por parte da agropecuária.
“Como a Vigilância Sanitária exige uma série de pré-requisitos, processos e documentos de garantia da qualidade para o funcionamento de laboratórios que oferecem exames de diagnóstico e testes em amostras humanas, este Conselho solicita informações sobre a autorização sanitária e profissional (Alvará Sanitário e Certidão de Regularidade junto ao respectivo Conselho Profissional) apresentadas pelo Laboratório M&S Produtos Agropecuários Ltda”, diz o ofício encaminhado ao governo do Estado.
Segundo o Conselho, o Rio Grande do Sul tem 628 laboratórios de análises clínicas registrados e ativos junto ao CRF-RS, além de cerca de 300 outros laboratórios registrados nos conselhos de biomedicina e medicina.
“Lembramos que os laboratórios clínicos autorizados pelo poder público, mesmo que emergencialmente, devem atender aos requisitos técnicos e de boas práticas descritos na Resolução RDC no 302/2005, para garantir a qualidade e a segurança das análises para o diagnóstico da COVID-19, conforme diretrizes estabelecidas pelas autoridades de saúde”, destaca o ofício do Conselho Regional de Farmácia (CRF-RS).
Assim como o CRF-RS, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) também enviou ofício à secretária Arita Bergamann, na última terça-feira (7), questionando a escolha da agropecuária para realizar testes de Covid-19. No documento, a SBAC destaca as exigências sanitárias e estruturais impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a constituição de Laboratório de Análises Clínicas, também questiona a existência de alvará sanitário por parte da empresa, e lembra a “existência de muitas dezenas de tradicionais Laboratórios de Análises Clínicas no estado do Rio Grande do Sul, todos eles habilitados e integralmente cumpridores das normas sanitárias preconizadas para esta atividades específica”.
Por fim, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas pede esclarecimento sobre “as motivações para contratação de uma empresa do ramo de agropecuária para a realização dos testes sorológicos para o covid-19”.

Excelência e reagentes

No anúncio da contratação da M&S Produtos Agropecuários Ltda, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) se referiu à “excelência” da empresa pelotense. “Em épocas de pandemia, temos de buscar serviços que tenham segurança e contar com a disposição de instituições com condições técnicas de realizar o trabalho, como este laboratório, que é de excelência”, disse, na ocasião, a secretária da Saúde, Arita Bergmann.
Além da referida “excelência” da agropecuária, a Secretaria Estadual da Saúde também justifica a escolha da empresa por ela já ter os reagentes necessários para a realização dos testes. De acordo com o órgão, tais produtos, chamados de primers e probes, estão em falta no mercado. Os reagentes são comercializados pela empresa americana IDT Integrated DNA Technologies.
A explicação, contudo, não é bem aceita por especialistas. A dúvida que surge é: por que uma agropecuária e laboratório veterinário já teria em estoque os reagentes específicos para o Covid-19? Outra dúvida se refere ao transporte das amostras. De acordo com especialistas, o novo coronavírus é uma “molécula lábil” e precisa ser transportada congelada. Diante disso, se questiona se a escolha de uma empresa situada em Pelotas, na região sul do Estado, não dificultará a logística de transporte das amostras oriundas de todo o Rio Grande do Sul.
Sul21 enviou nove perguntas para a Secretaria Estadual da Saúde e, até a publicação da reportagem, não recebeu as respostas, que serão acrescentadas quando enviadas. Também procuramos a agropecuária. O proprietário não estava e a pessoa que atendeu a ligação disse apenas que não poderia informar outra forma de contato. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS Rio Grande do Sul - Matteus BBB24 volta ao Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” - créditos CNN

LFS Rio Grande do Sul Matteus volta a Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” Vice-campeão do BBB 24 fez desfile em carro aberto ao chegar em sua cidade natal, no Rio Grande do Sul Matteus, do BBB 24, chega a Alegrete (RS), após conquistar 2º lugar Reprodução/Instagram Fernanda Pereira Neves da CNN 20/04/2024 às 14:14 | Atualizado 20/04/2024 às 14:17 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Vice-campeão do BBB 24,  Matteus retornou a Alegrete, o Rio Grande do Sul , na manhã deste sábado (20), com direito a recepção com festas e desfile em carro aberto pela ruas da cidade.  “Estou me sentindo uma celebridade”, afirmou ele  em suas redes sociais. “Cheguei na minha terra e não estou acreditando no que está acontecendo com a minha vida. Meu Deus do céu! Tem um mar de gente aqui.  Nem nos meus melhores sonhos eu imaginaria.  Quero agradecer do fundo do meu coração todas as pessoas envolvidas”, completou. Leia mais Irmã de Davi diz que ex-BBB está com o psicológico abalado Van

Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto - créditos Brasil 247

  Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto Familiares de Ranani Glazer confirmaram a morte dele, natural de Porto Alegre (RS) Leia mais »

População se mobiliza em gesto de solidariedade

Créditos Governo do Estado do RS População se mobiliza em gesto de solidariedade LFS Rio Grande do Sul - Acúmulo de postagens: https://docs.google.com/document/d/1XpmsNnlZWFJqUDcqK1yJwRRc_uzQy-AUmSySdH2neYs   - - - - - - - - -  Participe do Grupo Whatsapp LFS Rio Grande do Sul:  https://chat.whatsapp.com/LRQJ0kEmIU2J7bt905mySj População se mobiliza em gesto de solidariedade   Palácio Piratini recebeu grande volume de doações nos últimos dias -  Foto: Gustavo Mansur/Secom O desastre natural que assolou o Estado nesta semana, provocando mortes e destruição, gerou comoção na população. Muitas doações foram realizadas para ajudar os atingidos pela tragédia. Nos últimos dias, carros, vans e motos fizeram fila em frente à Central de Doações da Defesa Civil estadual, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, para entregar donativos. Outros pontos de coleta, como o Palácio Piratini, no centro da capital, também receberam volumes expressivos. A movimentação tem sido tão