Pular para o conteúdo principal

Ugeirm denuncia descumprimento de decisão judicial de retirada de presos de delegacias

Ugeirm denuncia descumprimento de decisão judicial de retirada de presos de delegacias


Presos esperando vagas em celas na DPPA em Canoas | Foto: Divulgação
Da Redação
O Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do Rio Grande do Sul (Ugeirm) divulgou nesta segunda-feira (27) uma nota cobrando o governo Eduardo Leite (PSDB) pelo não cumprimento de uma decisão judicial que ordenou, em março, a retirada dos presos de todas as delegacias de polícia do Estado.
Acatando pedido liminar da Ugeirm, o Tribunal de Justiça deu ao governo o prazo de até 24 de março para a retirada de presos das carceragens. Nesta data, o governo iniciou o processo e, segundo o sindicato, acabou praticamente zerando as celas das delegacias.
No entanto, o sindicato denuncia que logo em seguida, no início de abril, o Estado voltou a utilizar as carceragens por falta de vagas no sistema prisional. Segundo a Ugeirm, nesta segunda-feira (27), ao menos 40 presos ocupavam celas de delegacias na Região Metropolitana de Porto Alegre, sendo que, durante o final de semana, apenas a Delegacia Policial de Pronto Atendimento de Canoas abrigava 27 detentos, de acordo com as contas da entidade. “As celas estavam completamente lotadas, assim com a Triagem de presos. Novos detidos que chegavam à delegacia eram encaminhados para o pátio da DPPA”, denuncia o sindicato em nota.
A Ugeirm afirma que a manutenção de presos em situação inadequada em delegacias, um problema que o sindicato vem denunciando constantemente desde 2015, torna-se ainda mais grave no momento em razão da pandemia do novo coronavírus, aumentando o risco de contágio para os policiais, presos e o restante da sociedade.
“A Ugeirm vai cobrar e exigir que o Judiciário se pronuncie e tome providências. Garantir a saúde e a vida dos policiais Civis é contribuir no combate à Pandemia de Coronavírus. Nesse momento, não podemos correr o risco de termos Policiais afastados por causa da COVID-19, pois quem paga a conta é a população gaúcha”, diz o vice-presidente da entidade, Fábio Castro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS Rio Grande do Sul - Matteus BBB24 volta ao Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” - créditos CNN

LFS Rio Grande do Sul Matteus volta a Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” Vice-campeão do BBB 24 fez desfile em carro aberto ao chegar em sua cidade natal, no Rio Grande do Sul Matteus, do BBB 24, chega a Alegrete (RS), após conquistar 2º lugar Reprodução/Instagram Fernanda Pereira Neves da CNN 20/04/2024 às 14:14 | Atualizado 20/04/2024 às 14:17 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Vice-campeão do BBB 24,  Matteus retornou a Alegrete, o Rio Grande do Sul , na manhã deste sábado (20), com direito a recepção com festas e desfile em carro aberto pela ruas da cidade.  “Estou me sentindo uma celebridade”, afirmou ele  em suas redes sociais. “Cheguei na minha terra e não estou acreditando no que está acontecendo com a minha vida. Meu Deus do céu! Tem um mar de gente aqui.  Nem nos meus melhores sonhos eu imaginaria.  Quero agradecer do fundo do meu coração todas as pessoas envolvidas”, completou. Leia mais Irmã de Davi diz que ex-BBB está com o psicológico abalado Van

Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto - créditos Brasil 247

  Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto Familiares de Ranani Glazer confirmaram a morte dele, natural de Porto Alegre (RS) Leia mais »

População se mobiliza em gesto de solidariedade

Créditos Governo do Estado do RS População se mobiliza em gesto de solidariedade LFS Rio Grande do Sul - Acúmulo de postagens: https://docs.google.com/document/d/1XpmsNnlZWFJqUDcqK1yJwRRc_uzQy-AUmSySdH2neYs   - - - - - - - - -  Participe do Grupo Whatsapp LFS Rio Grande do Sul:  https://chat.whatsapp.com/LRQJ0kEmIU2J7bt905mySj População se mobiliza em gesto de solidariedade   Palácio Piratini recebeu grande volume de doações nos últimos dias -  Foto: Gustavo Mansur/Secom O desastre natural que assolou o Estado nesta semana, provocando mortes e destruição, gerou comoção na população. Muitas doações foram realizadas para ajudar os atingidos pela tragédia. Nos últimos dias, carros, vans e motos fizeram fila em frente à Central de Doações da Defesa Civil estadual, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, para entregar donativos. Outros pontos de coleta, como o Palácio Piratini, no centro da capital, também receberam volumes expressivos. A movimentação tem sido tão