Pular para o conteúdo principal

Ex-prefeito de Venâncio Aires/RS é nomeado secretário-adjunto de Obras do Estado do RS

Ex-prefeito de Venâncio Aires/RS é nomeado secretário-adjunto de Obras do Estado

Giovane Wickert, que administrou a Capital do Chimarrão até o fim de 2020, atuará junto do secretário José Stédile, também do PSB

Saiu no Diário Oficial do Estado de segunda-feira, 1º, a nomeação de Giovane Wickert (PSB) como secretário-adjunto de Obras e Habitação do Estado do Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira, 4, o ex-prefeito de Venâncio Aires falou sobre a indicação ao cargo, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107.9.

Ele disse que recebeu o convite para o cargo ainda em novembro, quando esteve no gabinete do secretário José Stédile, também do PSB, para encaminhar demandas de Venâncio. Wickert afirma que sua prioridade, naquele momento, era concluir o mandato na Prefeitura e fazer a transição de governo.

A atuação no governo estadual voltou à pauta na segunda metade de janeiro. “Havia recebido alguns outros convites para trabalhar na Assembleia e na Câmara dos Deputados. Acabamos assumindo essa tarefa, com apoio do deputado Heitor (Schuch, do mesmo partido) também.” 


Giovane Wickert afirmou que sua presença na Secretaria Estadual de Obras e Habitação pode aproximar o trabalho da pasta da região. “É uma secretaria com bastante desafios, que tem suas regionais, estabelecidas em 28 regiões, a nossa do Vale do Rio Pardo é em Santa Cruz, e a gente tem a tarefa de acompanhar com essas equipes descentralizadas em cada região tanto projetos em elaboração quanto projetos em execução”.

O ex-prefeito de Venâncio também destacou os diversos setores em que a pasta atua. “Existem várias frentes de trabalho. É uma secretaria ampla. Atua em habitação, saneamento, barragens, obras diversas das demais secretarias, principalmente na área educacional em função de reformas, ampliações, construção de escolas, ginásios, quadras”, relatou.

Destas ações, Wickert destacou que podem beneficiar a região o projeto “Nenhuma casa sem banheiro”, que tem 27 mil residências cadastradas e por meio do qual o governo do Estado oferece materiais e as prefeituras executam a construção de banheiros em casas de famílias em situação de vulnerabilidade social, a possibilidade de instalação de unidades habitacionais em terrenos pertencentes ao Estado e convênios para cessão de máquinas, para trabalhos de recuperação de estradas e desassoreamento de arroios. 

Outra ação em que a Secretaria Estadual de Obras pode auxiliar as prefeituras é a abertura de poços artesianos. O tema esteve bastante em pauta diante das estiagens vividas no Estado nos dois últimos verões. Nessa quarta-feira, 3, representantes da Prefeitura de Santa Cruz do Sul estiveram na secretaria, em Porto Alegre, pedindo apoio justamente nesta área.

A administração municipal afirma que a abertura de oito novos poços em Santa Cruz, para criação de oito novas redes hídricas, poderia amenizar o problema de falta d’água no interior. Wickert afirmou que “sem dúvida” a pasta estadual pode auxiliar o município neste sentido, mas destacou que esta é, atualmente, a principal demanda recebida pela secretaria.

Giovane Wickert foi prefeito de Venâncio Aires entre 2017 e 2020 e tentou a reeleição, mas sem sucesso. Antes, ele havia sido vice-prefeito do município por oito anos, na gestão de Airton Artus (PDT). Enquanto prefeito, ele integrou a diretoria de associações regionais, como Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) e Agência Gaúcha de Consórcios Públicos (AGCONP).



Créditos Gaz, publicado originalmente em - http://www.gaz.com.br/conteudos/politica/2021/02/04/176120-ex_prefeito_de_venancio_aires_e_nomeado_secretario_adjunto_de_obras_do_estado.html.php 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS Rio Grande do Sul - Matteus BBB24 volta ao Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” - créditos CNN

LFS Rio Grande do Sul Matteus volta a Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” Vice-campeão do BBB 24 fez desfile em carro aberto ao chegar em sua cidade natal, no Rio Grande do Sul Matteus, do BBB 24, chega a Alegrete (RS), após conquistar 2º lugar Reprodução/Instagram Fernanda Pereira Neves da CNN 20/04/2024 às 14:14 | Atualizado 20/04/2024 às 14:17 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Vice-campeão do BBB 24,  Matteus retornou a Alegrete, o Rio Grande do Sul , na manhã deste sábado (20), com direito a recepção com festas e desfile em carro aberto pela ruas da cidade.  “Estou me sentindo uma celebridade”, afirmou ele  em suas redes sociais. “Cheguei na minha terra e não estou acreditando no que está acontecendo com a minha vida. Meu Deus do céu! Tem um mar de gente aqui.  Nem nos meus melhores sonhos eu imaginaria.  Quero agradecer do fundo do meu coração todas as pessoas envolvidas”, completou. Leia mais Irmã de Davi diz que ex-BBB está com o psicológico abalado Van

Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto - créditos Brasil 247

  Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto Familiares de Ranani Glazer confirmaram a morte dele, natural de Porto Alegre (RS) Leia mais »

População se mobiliza em gesto de solidariedade

Créditos Governo do Estado do RS População se mobiliza em gesto de solidariedade LFS Rio Grande do Sul - Acúmulo de postagens: https://docs.google.com/document/d/1XpmsNnlZWFJqUDcqK1yJwRRc_uzQy-AUmSySdH2neYs   - - - - - - - - -  Participe do Grupo Whatsapp LFS Rio Grande do Sul:  https://chat.whatsapp.com/LRQJ0kEmIU2J7bt905mySj População se mobiliza em gesto de solidariedade   Palácio Piratini recebeu grande volume de doações nos últimos dias -  Foto: Gustavo Mansur/Secom O desastre natural que assolou o Estado nesta semana, provocando mortes e destruição, gerou comoção na população. Muitas doações foram realizadas para ajudar os atingidos pela tragédia. Nos últimos dias, carros, vans e motos fizeram fila em frente à Central de Doações da Defesa Civil estadual, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, para entregar donativos. Outros pontos de coleta, como o Palácio Piratini, no centro da capital, também receberam volumes expressivos. A movimentação tem sido tão