Pular para o conteúdo principal

Passaporte Vacinal Já em Porto Alegre - por Aldacir Oliboni (PT/RS)

Passaporte Vacinal Já em Porto Alegre - por Aldacir Oliboni (PT/RS)

Vereador Aldacir Oliboni (PT) (CMPA/Divulgação)
Vereador Aldacir Oliboni (PT) (CMPA/Divulgação)

Aldacir Oliboni (*)

Fui relator do projeto de lei que institui o passaporte vacinal para entrada em eventos e locais fechados em Porto Alegre de autoria do vereador Leonel Radde. Uma medida que considero necessária para a proteção coletiva da saúde da população e que tem o aval da ciência. Necessário dizer que a proposição não obriga quem quer que seja a se vacinar. Apenas propõe que as pessoas que não comprovem sua imunização contra a Covid-19, não possam colocar em risco suas vidas e a vida de outras pessoas. A ciência e os números já comprovaram que, quanto maior a vacinação, menor é a disseminação do vírus e suas mutações, os casos graves e as mortes.

Cumpre lembrar que o passaporte já é adotado em boa parte do mundo e tem se demonstrado medida eficaz. Tanto para o incentivo à vacinação, quanto para a diminuição da disseminação do vírus. Independetemente de questões ideológicas, países como Israel, Reino Unido, Itália, França, China, Áustria, Dinamarca, França, Grécia, Holanda, entre outros, e estados norte-americanos, adotam a medida.

Infelizmente, nos surpreende que na tribuna do legislativo uma vereadora admita que não aderiu à vacina e não recomenda a vacinação. Atitude negacionista vinculada ao bolsonarismo num momento em que o Brasil está prestes a chegar em 600 mil vítimas fatais do vírus.

Sem questionar sua liberdade para tomar tal decisão, ao estar presente em plenário a vereadora pode colocar em risco o conjunto dos parlamentares e funcionários da instituição. Poderia ela, inclusive, participar das sessões de maneira virtual, visto que as mesmas são híbridas. Indo além, ao disseminar de fake news na tribuna e desafiar o mundo que adotou a vacina a partir da comprovação científica sobre sua eficácia acaba por colocar em risco a vida de seus próprios seguidores.

É preciso dizer que a atitude de viés meramente ideológico e negacionista da vereadora é irresponsável e atenta contra a Constituição. A Carta Magna prevê que um direito individual não pode estar acima do direito coletivo e cabe aos governos e parlamentos incentivar a vacinação e atuar pela segurança sanitária do conjunto da população.

É justamente em nome da segurança sanitária que defendemos o passaporte vacinal, combatendo notícias falsas e incentivando a vacinação. Ele é fundamental para a garantia da vida e a retomada confiável das atividades econômicas, culturais, sociais e de lazer. Não podemos abrir mão dessa ação. O vírus não escolhe ideologia ou classe social para atacar. Tampouco a sociedade deve escolher para defender a vida.

(*) Aldacir Oliboni, vereador e líder do PT na Câmara de Porto Alegre.

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Créditos Sul 21, publicado originalmente em - https://sul21.com.br/noticias/economia/2021/08/nao-e-dono-do-proprio-negocio-mas-escravo-do-proprio-negocio-diz-motorista-de-app/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS Rio Grande do Sul - Matteus BBB24 volta ao Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” - créditos CNN

LFS Rio Grande do Sul Matteus volta a Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” Vice-campeão do BBB 24 fez desfile em carro aberto ao chegar em sua cidade natal, no Rio Grande do Sul Matteus, do BBB 24, chega a Alegrete (RS), após conquistar 2º lugar Reprodução/Instagram Fernanda Pereira Neves da CNN 20/04/2024 às 14:14 | Atualizado 20/04/2024 às 14:17 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Vice-campeão do BBB 24,  Matteus retornou a Alegrete, o Rio Grande do Sul , na manhã deste sábado (20), com direito a recepção com festas e desfile em carro aberto pela ruas da cidade.  “Estou me sentindo uma celebridade”, afirmou ele  em suas redes sociais. “Cheguei na minha terra e não estou acreditando no que está acontecendo com a minha vida. Meu Deus do céu! Tem um mar de gente aqui.  Nem nos meus melhores sonhos eu imaginaria.  Quero agradecer do fundo do meu coração todas as pessoas envolvidas”, completou. Leia mais Irmã de Davi diz que ex-BBB está com o psicológico abalado Van

Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto - créditos Brasil 247

  Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto Familiares de Ranani Glazer confirmaram a morte dele, natural de Porto Alegre (RS) Leia mais »

População se mobiliza em gesto de solidariedade

Créditos Governo do Estado do RS População se mobiliza em gesto de solidariedade LFS Rio Grande do Sul - Acúmulo de postagens: https://docs.google.com/document/d/1XpmsNnlZWFJqUDcqK1yJwRRc_uzQy-AUmSySdH2neYs   - - - - - - - - -  Participe do Grupo Whatsapp LFS Rio Grande do Sul:  https://chat.whatsapp.com/LRQJ0kEmIU2J7bt905mySj População se mobiliza em gesto de solidariedade   Palácio Piratini recebeu grande volume de doações nos últimos dias -  Foto: Gustavo Mansur/Secom O desastre natural que assolou o Estado nesta semana, provocando mortes e destruição, gerou comoção na população. Muitas doações foram realizadas para ajudar os atingidos pela tragédia. Nos últimos dias, carros, vans e motos fizeram fila em frente à Central de Doações da Defesa Civil estadual, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, para entregar donativos. Outros pontos de coleta, como o Palácio Piratini, no centro da capital, também receberam volumes expressivos. A movimentação tem sido tão