Pular para o conteúdo principal

Governo Leite (PSDB/RS) não executa as políticas públicas voltadas para quem mais necessita

 Governo Leite não executa as políticas públicas voltadas para quem mais necessita


O governo de Eduardo Leite aprovou, em dezembro de 2020, a Lei 15.576 que previa a criação de dois programas de devolução de receitas à população gaúcha: os programas Receita Certa e Devolve-ICMS. Em setembro deste ano a atual gestão implementou o Receita Certa, que é voltado para a classe média e alta. Já, o Devolve-ICMS, que é uma modalidade de devolução do ICMS advindo do consumo de famílias de baixa renda, cadastradas no Cadastro Único, não foi implementado.

Até o momento, nenhum decreto foi publicado ou anunciado para o programa. “Um governo pródigo no marketing, mas muito devagar na execução das políticas que propõe” avaliou o líder da bancada, deputado Pepe Vargas. Passados oito meses da sanção de um programa de devolução do ICMS para famílias de baixa renda, nenhuma regulamentação foi realizada sobre o tema.

A mesma lei que instituiu o Receita Certa também previu o programa Devolve ICMS, que continua parado. “Os recursos para premiar o consumidor de classe média, em proporção ao seu poder de compra, esse acaba de ser regulamentado. Leite não quer olhar os mais necessitados, essa é que é a verdade” disse Pepe.

Para completar, o auxílio emergencial estadual patina na burocracia da atual gestão. O deputado Valdeci Oliveira lembra que "já se passaram 180 dias da aprovação do projeto que criou o auxílio emergencial estadual, e apenas 10% dos recursos previstos para o atendimento às mulheres pobres, desempregados e micro e pequenas empresas atingidas pela crise da Covid-19 foram efetivamente gastos”.

Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867)

--
Créditos
Assessoria de Imprensa
PTSul - Bancada do PT
Assembleia Legislativa RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS Rio Grande do Sul - Matteus BBB24 volta ao Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” - créditos CNN

LFS Rio Grande do Sul Matteus volta a Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” Vice-campeão do BBB 24 fez desfile em carro aberto ao chegar em sua cidade natal, no Rio Grande do Sul Matteus, do BBB 24, chega a Alegrete (RS), após conquistar 2º lugar Reprodução/Instagram Fernanda Pereira Neves da CNN 20/04/2024 às 14:14 | Atualizado 20/04/2024 às 14:17 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Vice-campeão do BBB 24,  Matteus retornou a Alegrete, o Rio Grande do Sul , na manhã deste sábado (20), com direito a recepção com festas e desfile em carro aberto pela ruas da cidade.  “Estou me sentindo uma celebridade”, afirmou ele  em suas redes sociais. “Cheguei na minha terra e não estou acreditando no que está acontecendo com a minha vida. Meu Deus do céu! Tem um mar de gente aqui.  Nem nos meus melhores sonhos eu imaginaria.  Quero agradecer do fundo do meu coração todas as pessoas envolvidas”, completou. Leia mais Irmã de Davi diz que ex-BBB está com o psicológico abalado Van

Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto - créditos Brasil 247

  Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto Familiares de Ranani Glazer confirmaram a morte dele, natural de Porto Alegre (RS) Leia mais »

População se mobiliza em gesto de solidariedade

Créditos Governo do Estado do RS População se mobiliza em gesto de solidariedade LFS Rio Grande do Sul - Acúmulo de postagens: https://docs.google.com/document/d/1XpmsNnlZWFJqUDcqK1yJwRRc_uzQy-AUmSySdH2neYs   - - - - - - - - -  Participe do Grupo Whatsapp LFS Rio Grande do Sul:  https://chat.whatsapp.com/LRQJ0kEmIU2J7bt905mySj População se mobiliza em gesto de solidariedade   Palácio Piratini recebeu grande volume de doações nos últimos dias -  Foto: Gustavo Mansur/Secom O desastre natural que assolou o Estado nesta semana, provocando mortes e destruição, gerou comoção na população. Muitas doações foram realizadas para ajudar os atingidos pela tragédia. Nos últimos dias, carros, vans e motos fizeram fila em frente à Central de Doações da Defesa Civil estadual, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, para entregar donativos. Outros pontos de coleta, como o Palácio Piratini, no centro da capital, também receberam volumes expressivos. A movimentação tem sido tão