Pular para o conteúdo principal

Cinemateca Capitólio: entre o sucesso e o colapso (por Luiz Antonio T. Grassi)

 

Cinemateca Capitólio: entre o sucesso e o colapso (por Luiz Antonio T. Grassi) - créditos Sul21



Foto: Edison Vara | Divulgação

Foto: Edison Vara | Divulgação

Luiz Antonio T. Grassi (*)

Tudo vai bem na Cinemateca Capitólio. Após a interrupção pela pandemia, voltou a programação especial e diferenciada, com filmes inéditos, outros históricos, apresentações e debates e, em grande parte das sessões, público significativo. É verdade que a Cinemateca não se limita a uma sala de cinema e guarda seu tesouro, o acervo de milhares de filmes e outros itens relacionados ao audiovisual. Não menos importante e também pouco conhecido é o excelente programa educativo que atende dezenas de escolas e milhares de estudantes.

Embora com apenas sete anos de funcionamento (instalada em uma sala de cinema histórica, quase centenária), a Cinemateca Capitólio conquistou reconhecimento nacional e internacional. O intercâmbio com entidades do setor e com personalidades do audiovisual internacional é cada vez mais incrementado. Uma evidência disto foi o apoio que entidades e pessoas deram à campanha contra a privatização tentada na passada gestão municipal.

Aliás, é bom lembrar que o apoio da comunidade porto-alegrense também foi vital para impedir aquela tentativa. Com a vitória da campanha, a Cinemateca Capitólio continuou com sua gestão pública e com sua equipe de trabalho composta por funcionários municipais. 

Entenda-se que as atividades de uma cinemateca precisam ser atendidas por pessoas capacitadas para cada setor. Por exemplo, o acervo precisa de cuidados contínuos e específicos, relacionados à conservação, à catalogação, ao recebimento de novos itens etc. Uma programação diferenciada e especial, como a do Capitólio, demanda uma verdadeira curadoria, assim como a pesquisa e a procura de obras que nem sempre são fáceis de conseguir. O programa educativo, com seu trabalho de alfabetização audiovisual, depende de uma verdadeira especialização pedagógica, assim como a capacidade de articulação com o público alvo. Não menos importante é o papel que a instituição tem tido, com sua biblioteca especializada, no apoio a pesquisas acadêmicas.

Possivelmente muito poucos sabem que, nos anos que antecederam a inauguração da Cinemateca Capitólio, diversos componentes de sua equipe tiveram capacitação e troca de experiência com especialistas e entidades, com destaque para a Cinemateca Brasileira. Em grande parte devido a essa preparação, a Cinemateca Capitólio conquistou de destaque o lugar que tem hoje, entre entidades congêneres e também, o sucesso de público com sua programação.

Entretanto, por trás do pano, a realidade é outra. Tudo vai, aparentemente, muito bem, por conta da dedicação de uma equipe que vem sendo reduzida cada vez mais. Desde sua inauguração, em 2015, houve a perda de pessoal que não foi  suprida (apenas nos três últimos anos, saída de cinco profissionais). Está cada vez mais difícil manter a programação, as sessões, os debates e todo o trabalho invisível que está por trás disso. 

Muito grave, também, é a preservação do acervo. Obviamente, não se trata de um simples depósito. Além da falta de pessoal (que precisa de capacitação), as condições materiais (por exemplo, de temperatura e umidade) são cruciais para que não se percam as preciosidades lá existentes. 

As próprias condições do prédio centenário também são outro desafio. Poucos sabem que, no último verão, foi necessário cancelar sessões por conta de problemas com o sistema de ar condicionado. E que sessões foram interrompidas por chuva penetrando na sala. 

Enfim, se não forem tomadas medidas urgentes por parte da administração municipal, pode acontecer um verdadeiro “apagão”, com a interrupção das sessões do cinema, com danos do inestimável acervo que precisa de revisão e  manutenção constante, com a impossibilidade de continuar o programa educativo e até mesmo com interdições por problemas de equipamentos e estrutura do edifício. 

A Associação de Amigas e Amigos da Cinemateca Capitólio – AAMICCA não pode se omitir e quer trazer a público esses problemas e esse risco que corre nossa Cinemateca Capitólio Pública. Para dar conhecimento do que ocorre, foi programada uma roda de conversa para a qual estão convidadas todas as pessoas que conhecem e valorizam a Cinemateca Capitólio, reconhecida nacional e até no exterior como importante espaço cultural e de preservação da memória.

RODA DE CONVERSA     

“CINEMATECA CAPITÓLIO: APOCALIPSE NOW??? –

-A Cinemateca Pública pede socorro –

DATA: 06 DE JULHO, QUARTA-FEIRA, 19H        

LOCAL: CINEMATECA CAPITÓLIO – 2º ANDAR

(*) Presidente da AAMICCA (Associação de Amigos da Cinemateca Capitólio)

***

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21



Créditos Sul21

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS Rio Grande do Sul - Matteus BBB24 volta ao Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” - créditos CNN

LFS Rio Grande do Sul Matteus volta a Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” Vice-campeão do BBB 24 fez desfile em carro aberto ao chegar em sua cidade natal, no Rio Grande do Sul Matteus, do BBB 24, chega a Alegrete (RS), após conquistar 2º lugar Reprodução/Instagram Fernanda Pereira Neves da CNN 20/04/2024 às 14:14 | Atualizado 20/04/2024 às 14:17 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Vice-campeão do BBB 24,  Matteus retornou a Alegrete, o Rio Grande do Sul , na manhã deste sábado (20), com direito a recepção com festas e desfile em carro aberto pela ruas da cidade.  “Estou me sentindo uma celebridade”, afirmou ele  em suas redes sociais. “Cheguei na minha terra e não estou acreditando no que está acontecendo com a minha vida. Meu Deus do céu! Tem um mar de gente aqui.  Nem nos meus melhores sonhos eu imaginaria.  Quero agradecer do fundo do meu coração todas as pessoas envolvidas”, completou. Leia mais Irmã de Davi diz que ex-BBB está com o psicológico abalado Van

Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto - créditos Brasil 247

  Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto Familiares de Ranani Glazer confirmaram a morte dele, natural de Porto Alegre (RS) Leia mais »

População se mobiliza em gesto de solidariedade

Créditos Governo do Estado do RS População se mobiliza em gesto de solidariedade LFS Rio Grande do Sul - Acúmulo de postagens: https://docs.google.com/document/d/1XpmsNnlZWFJqUDcqK1yJwRRc_uzQy-AUmSySdH2neYs   - - - - - - - - -  Participe do Grupo Whatsapp LFS Rio Grande do Sul:  https://chat.whatsapp.com/LRQJ0kEmIU2J7bt905mySj População se mobiliza em gesto de solidariedade   Palácio Piratini recebeu grande volume de doações nos últimos dias -  Foto: Gustavo Mansur/Secom O desastre natural que assolou o Estado nesta semana, provocando mortes e destruição, gerou comoção na população. Muitas doações foram realizadas para ajudar os atingidos pela tragédia. Nos últimos dias, carros, vans e motos fizeram fila em frente à Central de Doações da Defesa Civil estadual, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, para entregar donativos. Outros pontos de coleta, como o Palácio Piratini, no centro da capital, também receberam volumes expressivos. A movimentação tem sido tão