Pular para o conteúdo principal

Após Sabesp e Copasa, Corsan também deixa associação pró-mudanças no saneamento - créditos CNN

 

Após Sabesp e Copasa, Corsan também deixa associação pró-mudanças no saneamento

Uma das empresas estaduais de água e esgoto mais importantes do país seguiu movimento e juntou-se à entidade que reúne concessionárias privadas

Caixa d'água da Corsan, Companhia Riograndense de Saneamento
Caixa d'água da Corsan, Companhia Riograndense de SaneamentoCorsan

Daniel Rittnerda CNN

em Brasília

Ouvir notícia

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), uma das empresas estaduais de água e esgoto mais importantes do país, seguiu movimento iniciado pela Sabesp (SP) e pela Copasa (MG): resolveu sair da associação de estatais do setor e juntar-se à entidade que reúne concessionárias privadas.

A decisão da Corsan foi motivada pelos dois decretos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na quinta-feira (6), que flexibilizam o Marco Legal do Saneamento Básico em vigência desde 2020.

PUBLICIDADE

Os decretos voltam a permitir contratos diretos entre municípios e companhias estatais, sem licitação, e dão uma nova chance às empresas que descumpriram o prazo para comprovar capacidade econômico-financeira de fazer os investimentos necessários para a universalização dos serviços até 2033.

Em reação aos atos, a Sabesp e a Copasa decidiram sair da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), que foi a principal defensora das mudanças junto ao governo.

A Corsan se juntou ao movimento, anunciou saída da Aesbe e informou que pleiteará entrada na Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon).

Nos bastidores, comenta-se que a Sanepar (PR) também pode seguir os mesmos passos. A companhia paranaense tem capital aberto na B3.

Em dezembro, a Corsan foi privatizada e o grupo Aegea arrematou o leilão, por R$ 4,15 bilhões.

O contrato de transferência do controle, no entanto, ainda não foi assinado por causa de liminares judiciais.

Créditos CNN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS Rio Grande do Sul - Matteus BBB24 volta ao Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” - créditos CNN

LFS Rio Grande do Sul Matteus volta a Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” Vice-campeão do BBB 24 fez desfile em carro aberto ao chegar em sua cidade natal, no Rio Grande do Sul Matteus, do BBB 24, chega a Alegrete (RS), após conquistar 2º lugar Reprodução/Instagram Fernanda Pereira Neves da CNN 20/04/2024 às 14:14 | Atualizado 20/04/2024 às 14:17 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Vice-campeão do BBB 24,  Matteus retornou a Alegrete, o Rio Grande do Sul , na manhã deste sábado (20), com direito a recepção com festas e desfile em carro aberto pela ruas da cidade.  “Estou me sentindo uma celebridade”, afirmou ele  em suas redes sociais. “Cheguei na minha terra e não estou acreditando no que está acontecendo com a minha vida. Meu Deus do céu! Tem um mar de gente aqui.  Nem nos meus melhores sonhos eu imaginaria.  Quero agradecer do fundo do meu coração todas as pessoas envolvidas”, completou. Leia mais Irmã de Davi diz que ex-BBB está com o psicológico abalado Van

Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto - créditos Brasil 247

  Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto Familiares de Ranani Glazer confirmaram a morte dele, natural de Porto Alegre (RS) Leia mais »

População se mobiliza em gesto de solidariedade

Créditos Governo do Estado do RS População se mobiliza em gesto de solidariedade LFS Rio Grande do Sul - Acúmulo de postagens: https://docs.google.com/document/d/1XpmsNnlZWFJqUDcqK1yJwRRc_uzQy-AUmSySdH2neYs   - - - - - - - - -  Participe do Grupo Whatsapp LFS Rio Grande do Sul:  https://chat.whatsapp.com/LRQJ0kEmIU2J7bt905mySj População se mobiliza em gesto de solidariedade   Palácio Piratini recebeu grande volume de doações nos últimos dias -  Foto: Gustavo Mansur/Secom O desastre natural que assolou o Estado nesta semana, provocando mortes e destruição, gerou comoção na população. Muitas doações foram realizadas para ajudar os atingidos pela tragédia. Nos últimos dias, carros, vans e motos fizeram fila em frente à Central de Doações da Defesa Civil estadual, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, para entregar donativos. Outros pontos de coleta, como o Palácio Piratini, no centro da capital, também receberam volumes expressivos. A movimentação tem sido tão