Pular para o conteúdo principal

Rio Guaíba tem cheia histórica e águas invadem ruas em Porto Alegre/RS - créditos CNN

Sinais da 2a Vinda 

Rio Guaíba tem cheia histórica e águas invadem ruas em Porto Alegre

Rio teve a maior cheia em 82 anos, atingindo a marca de 3,44 metros

Rio Guaíba alagando rua em Porto Alegre
Rio Guaíba alagando rua em Porto AlegreMetSul

Da CNN

Ouvir notícia

O nível do Rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, atingiu a marca de 3,44 metros, segundo dados da Defesa Civil. A marca é o maior nível registrado em 82 anos de história. 


Na tarde de segunda-feira (20), o rio atingiu 3,26 metros, conforme medição da régua da Agência Nacional de Águas no Cais do Porto de Porto Alegre, superando os 3,18 metros em setembro passado.

CNN Brasil Logo

Receba, em primeira mão, as principais notícias da CNN Brasil no seu WhatsApp!

Inscrever-seWhatsApp Logo

De acordo com a prefeitura de Porto Alegre, equipes auxiliam habitantes da região das Ilhas, a mais afetada pela subida da água.

O prefeito Sebastião Melo determinou o reforço nas ações de apoio, como o encaminhamento dos moradores para o ginásio do Dehmab e casas de familiares, recolhimento de animais para abrigos conveniados, entrega emergencial de alimentos e definição dos pontos de referência para as demandas de cada ilha.

As comportas do sistema de proteção contra as cheias foram fechadas pela manhã, disse a prefeitura.

No total, 107 pessoas, sendo 75 adultos e 32 crianças, foram realocadas de suas residências, de acordo com a Defesa Civil.

Veja também: Chuvas derrubam ao menos 100 árvores em São Paulo

Segundo a MetSul Meteorologia, antes do rio atingir 3,26 metros, a cota de 3,19 foi a maior registrada desde a grande enchente que atingiu o rio entre abril e maio de 1941, quando a marca foi de 4,76 metros.

A cheia do Rio Guaíba é um reflexo das cheias de rios que desembocam nele, como o Taquari, Caí e Sinos.

Rio Guaíba alagando rua em Porto Alegre / MetSul

No domingo (19), o Rio Taquari atingiu os 28,94 metros, a terceira maior dos últimos cem anos. A segunda marca foi registrada em setembro deste ano, quando o Taquari atingiu cota de 29,62. Em 1941, a cota do Taquari atingiu os 29,98 metros.

Já o Rio Caí alcançou no domingo 9,01 metros em Montenegro, segunda maior cota desde 1940, conforme dados do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM). Cota só é superada pela marca de 9,20 metros da enchente de 1941.

Em São Jerônimo, às margens do Rio Jacuí, houve alagamento nesta segunda-feira (20). O rio transbordou e deixou casa e carros encobertos pela água.

Santa Catarina

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, apesar de terem sido registradas reduções nos níveis dos rios no estado com a diminuição da chuva no último final de semana, com a previsão do retorno das precipitações entre quarta (22) e quinta-feira (23), há alto risco de inundações nas regiões do Grande Oeste, Vale do Itajaí e Planalto do Sul.

A partir desta quarta-feira, a formação de uma frente fria deve resultar em temporais. Os maiores acumulados estão previstos para o Grande Oeste, com expectativa de precipitações entre 70 e 130 milímetros.

Nas demais regiões, são esperados volumes entre 40 e 80 mm. Na sexta-feira (24), um sistema de alta pressão avança pelo estado e mantém o tempo firme com variação de nuvens nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, ainda há condição para chuvas fracas.

O final de semana deve ser marcado pelo tempo nublado e temperaturas amenas. Não se descarta a possibilidade de pancadas de chuva isoladas, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná.

(Com informações de Renato Pereira, da CNN, e da MetSul Meteorologia)]




Créditos CNN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS Rio Grande do Sul - Matteus BBB24 volta ao Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” - créditos CNN

LFS Rio Grande do Sul Matteus volta a Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” Vice-campeão do BBB 24 fez desfile em carro aberto ao chegar em sua cidade natal, no Rio Grande do Sul Matteus, do BBB 24, chega a Alegrete (RS), após conquistar 2º lugar Reprodução/Instagram Fernanda Pereira Neves da CNN 20/04/2024 às 14:14 | Atualizado 20/04/2024 às 14:17 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Vice-campeão do BBB 24,  Matteus retornou a Alegrete, o Rio Grande do Sul , na manhã deste sábado (20), com direito a recepção com festas e desfile em carro aberto pela ruas da cidade.  “Estou me sentindo uma celebridade”, afirmou ele  em suas redes sociais. “Cheguei na minha terra e não estou acreditando no que está acontecendo com a minha vida. Meu Deus do céu! Tem um mar de gente aqui.  Nem nos meus melhores sonhos eu imaginaria.  Quero agradecer do fundo do meu coração todas as pessoas envolvidas”, completou. Leia mais Irmã de Davi diz que ex-BBB está com o psicológico abalado Van

Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto - créditos Brasil 247

  Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto Familiares de Ranani Glazer confirmaram a morte dele, natural de Porto Alegre (RS) Leia mais »

População se mobiliza em gesto de solidariedade

Créditos Governo do Estado do RS População se mobiliza em gesto de solidariedade LFS Rio Grande do Sul - Acúmulo de postagens: https://docs.google.com/document/d/1XpmsNnlZWFJqUDcqK1yJwRRc_uzQy-AUmSySdH2neYs   - - - - - - - - -  Participe do Grupo Whatsapp LFS Rio Grande do Sul:  https://chat.whatsapp.com/LRQJ0kEmIU2J7bt905mySj População se mobiliza em gesto de solidariedade   Palácio Piratini recebeu grande volume de doações nos últimos dias -  Foto: Gustavo Mansur/Secom O desastre natural que assolou o Estado nesta semana, provocando mortes e destruição, gerou comoção na população. Muitas doações foram realizadas para ajudar os atingidos pela tragédia. Nos últimos dias, carros, vans e motos fizeram fila em frente à Central de Doações da Defesa Civil estadual, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, para entregar donativos. Outros pontos de coleta, como o Palácio Piratini, no centro da capital, também receberam volumes expressivos. A movimentação tem sido tão