Pular para o conteúdo principal

Estado do RS contrata operação de crédito de US$ 280 milhões junto ao Banco Mundial

O Governo do Rio Grande do Sul e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial - Bird) assinaram, nesta quarta-feira (20), contrato de operação de crédito no valor de US$ 280 milhões. O denominado Programa de Desenvolvimento do Estado - Proconfis II tem como componentes a consolidação fiscal do Rio Grande do Sul e investimentos em políticas de desenvolvimento, como infraestrutura e recursos hídricos. 

"Estamos trabalhando com este tipo de operação para sustentar um período de transição com desenvolvimento", disse o governador Tarso Genro, durante a assinatura do contrato, no Palácio Piratini. 

A diretora do Banco Mundial, a norte-americana Deborah Wetzel, explicou que o financiamento, na modalidade Development Policy Loan (Empréstimo para Políticas de Desenvolvimento - DPL), "vai auxiliar o trabalho do governo na área de gestão fiscal e recursos hídricos". 

Deborah afirmou que o banco trabalhou junto ao Governo do Estado para alinhar as metas de sustentabilidade fiscal, dentro dos parâmetros de redução do endividamento: "Somos muito vigilantes sobre o endividamento e a possibilidade de os Estados fazerem este tipo de trabalho. Esse contrato vai apoiar ainda mais o trabalho para evitar problemas estruturais, como a grande volatilidade da receita por causa das secas, entre outros itens". 

Condições Conforme o secretário de Estado da Fazenda, Odir Tonollier, o financiamento recebeu aval da União e passou por rigoroso exame do Banco Mundial - não só pelo mérito, mas pela capacidade de pagamento do Estado - além das instâncias técnicas do Governo Federal e Senado. "Conseguimos condições muito favoráveis. O Estado tem 4,5 anos de carência na amortização da operação e 25 anos para o seu pagamento", ressaltou Tonollier. 

Além do prazo dilatado, as condições de pagamento incluem variação cambial (dólar), taxa de juros libor (atualmente em torno de 0,3% ao ano) e spread do banco (que está em torno de 0,5% ao ano). 


Texto: Tamara Hauck
Foto: Caroline Bicocchi
Edição: Redação Secom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS RIO GRANDE DO SUL - PAPO DE SÁBADO COM O ADVOGADO SOCIOAMBIENTAL MAURI CRUZ E A MILITANTE DO MTD LURDES SANTIN

LFS RIO GRANDE DO SUL - PAPO DE SÁBADO COM O ADVOGADO SOCIOAMBIENTAL MAURI CRUZ E A MILITANTE DO MTD LURDES SANTIN. NESTA ENTREVISTA, ELES EXPLICAM A PROPOSTA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PARA QUE O GOVERNO LULA IMPLANTE FRENTES DE TRABALHO, PROPOSTA QUE CRIA 30 MIL EMPREGOS PARA RECONSTRUIR O RIO GRANDE DO SUL APÓS AS ENCHENTES. CRÉDITOS BDF/RS, LEIA MAIS: https://capitaofernando.blogspot.com/2024/06/lfs-rio-grande-do-sul-papo-de-sabado.html *Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao --- http://instagram.com/redelfsdecomunicacao *Grupo no whatsapp LFS Rio Grande do Sul: https://chat.whatsapp.com/JF629HWgfZZ7ju6hTgHQYA ------------------------

LFS Rio Grande do Sul - Como Porto Alegre chega para a votação: relembre o que pautou o debate eleitoral

LFS Rio Grande do Sul - Como Porto Alegre chega para a votação: relembre o que pautou o debate eleitoral Ao comparar com o clima em outras capitais, Porto Alegre apresenta uma campanha menos agressiva, embora ainda repleta de contradições. Créditos Sul 21/Por Yasmmin Ferreira. -------------------------------------- Seja informado através dos nossos grupos da LFS Rio Grande do Sul -Grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/JF629HWgfZZ7ju6hTgHQYA -Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/206459528663097 -------------------------------------- No Largo Glênio Peres, em frente do Mercado Público, campanhas para diferentes candidatos são feitas por apoiadores | Foto: Isabelle Rieger/Sul21 Com o domingo de votação se aproximando e as campanhas partidárias chegando ao fim, é possível medir de maneira mais aprimorada o clima que as eleições 2024 tiveram em Porto Alegre. Entre o retorno do chapéu de palha de Sebastião Melo (MDB), o popular jingle “eu quero ver em Porto Alegre

LFS Rio Grande do Sul - Cidades do Rio Grande do Sul continuam isoladas pelo 5º dia após chuvas devastadoras. Créditos CNN

LFS Rio Grande do Sul -  Cidades do Rio Grande do Sul continuam isoladas pelo 5º dia após chuvas devastadoras. Créditos CNN, leia matéria:  https://capitaofernando.blogspot.com/2024/05/lfs-rio-grande-do-sul-cidades-do-rio.html ----------------  Participe do Grupo LFS Rio Grande do Sul no WhatsApp:  https://chat.whatsapp.com/LRQJ0kEmIU2J7bt905mySj Instagram @redelfsdecomunicacao  ---    http://instagram.com/redelfsdecomunicacao ----------------