Executivos do grupo polonês Synthos S/A, líder europeu na fabricação de borrachas ESBR e poliestireno expandido (EPS), confirmaram ao governador José Ivo Sartori o investimento de R$ 340 milhões na instalação de uma fábrica de borracha em Triunfo, na Região Metropolitana. Em reunião no Palácio Piratini, na tarde desta terça-feira (20), os investidores apresentaram o projeto e afirmaram que planejam iniciar as obras em abril.
Para isso, solicitaram agilidade nas questões de liberação ambiental e de proteção contra o chamado dumping, que é a prática utilizada por algumas empresas de colocar no mercado produtos abaixo do custo para eliminar concorrentes.
Segundo o diretor executivo do grupo, Zbigniew Warmuz, a Synthos tem licença ambiental (LA) concedida pela Fepam, mas será preciso avançar na licença de operações (LP) e na licença de instalação (LI). "Pretendemos começar a execução da unidade, no máximo, no início de abril e concluí-la em dois anos", afirmou. A produção prevista para a nova fábrica é de 80 a 90 mil toneladas ao ano.
"Valorizamos todo investidor que escolhe o Rio Grande para se instalar e produzir. Vamos resolver rapidamente a questão ambiental juntamente com a prefeitura de Triunfo", disse Sartori. Sobre a preocupação com o dumping, o governador informou que o assunto será tratado dentro dos próximos 15 dias com o governo federal.
De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, a reunião "foi altamente positiva, uma vez que o grupo ratificou a escolha do Rio Grande do Sul para um empreendimento que vai gerar 150 empregos na fase de operação".
Texto: Anamaria Bessil
Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação Social
Comentários
Postar um comentário
Agradecemos por comentar!!!