O governador José Ivo Sartori recebeu, nesta quinta-feira (21), no Palácio Piratini, uma comitiva formada por empresários da estatal russa Rosoboronexport, o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, e demais autoridades, para avaliar as possibilidades de negócios com a empresa russa. Foram levantadas algumas opções para reforçar as parcerias comerciais com o Rio Grande do Sul. A intenção é firmar protocolo a partir de áreas de interesse, como agricultura e defesa, e definir os primeiros passos para viabilizar as negociações. "Acreditamos que é possível construir uma nova plataforma de negócios com a presença de novas empresas", destacou Sartori.
De acordo com o secretário Fábio Branco, a intenção é que o Estado seja a porta de entrada de novos negócios para o país. Pela manhã, os empresários também estiveram na Secretaria da Segurança Pública e conversaram com o diretor-geral da secretaria Alciomar Goersch, que avaliou como produtiva a reunião e disse que existem opções que se encaixam diretamente com a demanda da Segurança Pública gaúcha dentro dos produtos e serviços da Rosoboronexport. "Sem dúvida, o portfólio nos interessa. O próximo passo é estreitar o diálogo e prospectar o que possa servir às nossas necessidades", afirmou.
A estatal opera sob a supervisão direta do presidente da Rússia e é a única agência intermediária habilitada a fornecer apoio e garantia a todas as operações de importação e exportação de armas e equipamentos militares. A Rosoboronexport figura entre os grandes operadores do mercado mundial, com acordos de cooperação firmados com mais de 70 países.
Para Schirmer, trata-se de uma oportunidade de estabelecer uma agenda conjunta. "A Rússia e o Rio Grande do Sul possuem economias que se complementam. Nossa intenção é fomentar ainda mais a relação bilateral já existente", disse o prefeito, que ainda acompanhou a comitiva em reunião na Secretaria da Agricultura e Pecuária.
Recentemente a prefeitura de Santa Maria adquiriu, por meio de cessão gratuita da empresa russa Fire Group Prioritet, um caminhão de bombeiros. O veículo, que é operado pelo 4º Comando Regional do Corpo de Bombeiros (4º CRB), é equipado para uso rotineiro das ações de combate a incêndios e emergências na zona urbana e rural. Seu reservatório de água possui a capacidade de 5 mil litros, podendo ser abastecido em três minutos. O caminhão também possui um reservatório de 360 litros de gerador de espuma (LGE).
Participaram ainda da reunião na Secretaria da Segurança Pública, o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, tenente-coronel Adriano Krukoski, e o chefe de gabinete da SSP, tenente-coronel Marco Aguirre Gouvêa.
Texto: Eliane Iensen e Claiton Silva/SSP
Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Edição: Léa Aragón/CCom
Comentários
Postar um comentário
Agradecemos por comentar!!!