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Casas Bahia reinicia operação no Rio Grande do Sul em até 15 dias

Empresa não divulgou número de lojas que serão abertas, mas começo das atividades será em Cachoeirinha
Jefferson Klein
MARCELO G. RIBEIRO/JC
Barroso, da Via Varejo, diz que não haverá abertura de pontos em massa
Barroso, da Via Varejo, diz que não haverá abertura de pontos em massa
A Casas Bahia abrirá, em até 15 dias, uma loja no município de Cachoeirinha, marcando a volta da rede para o Rio Grande do Sul. O encerramento das atividades da marca no mercado gaúcho ocorreu em dezembro de 2009, quando os seis últimos estabelecimentos que possuía no Estado foram fechados (chegou a ter 28, distribuídos por 19 cidades).

A unidade de Cachoeirinha terá uma área de vendas de 1,1 mil metros quadrados, absorveu um investimento de cerca de R$ 3 milhões e contratou 22 funcionários. O presidente da Via Varejo (grupo que administra a Casas Bahia e a Pontofrio), Líbano Barroso, prefere não projetar quantas lojas serão instaladas no Rio Grande do Sul, entretanto adianta que a meta é abrir 210 estabelecimentos de varejo no Brasil dentro de três anos (2014, 2015 e 2016). O custo de cada estrutura gira também em torno de R$ 3 milhões. De janeiro do ano passado até este mês de junho, o grupo começou a operação de 110 estabelecimentos. No Estado, por enquanto, o foco de ampliação é na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Barroso ressalta que não há planos, ainda, de conversões, mas sim de abertura de lojas. “Queremos fortalecer a Pontofrio e oferecer também a Casas Bahia”, reitera. A estratégia será de “uma em uma”, sem a instalação em massa de lojas. O dirigente ressalta que foi feita uma pesquisa cuidadosa quanto à reentrada da Casas Bahia no ambiente gaúcho. Na região, a Via Varejo possui ainda um Centro de Distribuição em Cachoerinha, com aproximadamente 9 mil metros quadrados de área, que será expandido para cerca de 30 mil metros quadrados até o final do ano. O complexo atende a todas as bandeiras do grupo.

Atualmente, a Via Varejo possui 1.043 lojas espalhadas pelo País, sendo que desse total 676 são Casas Bahia e 367 são Pontofrio (26 delas localizadas no Estado). Em 2014, a Via Varejo alcançou uma receita bruta de cerca de R$ 25,8 bilhões. Sobre novas possibilidades, Barroso argumenta que o Rio Grande do Sul, que concentra cerca de 8% do PIB nacional, apresenta um potencial que não está sendo explorado plenamente pelo grupo. Por isso, o dirigente considera normal a volta da Casas Bahia ao Estado.

O executivo detalha que, considerando as duas marcas (Pontofrio e Casas Bahia), o forte dos negócios situa-se em três principais categorias: móveis, linha branca e tecnologia (celular, televisores etc). Dentro desse contexto, a Casas Bahia tem uma atuação no segmento de móveis mais intensa em relação a Pontofrio. “Em um local que tem uma indústria moveleira importante, é natural trazermos para cá a Casas Bahia para buscar esse potencial”, argumenta. Barroso comenta que, no ano passado, a Pontofrio teve um desempenho aquém ao da Casas Bahia. Um dos motivos atribuídos para essa situação é uma menor área disponível para showroom de móveis e diferenças na oferta do crediário.

O dirigente afirma que a última experiência da Casas Bahia no Rio Grande do Sul foi feita dentro de um cenário diferente da empresa (a Via Varejo assumiu a administração da rede em 2012). Atualmente, a Companhia Brasileira de Distribuição (GPA), controlada pelo Grupo Casino, um dos maiores varejistas do mundo, possui uma participação de 43,3% na Via Varejo. “Então, fazemos parte de um ecossistema do Grupo Casino, que tem operações na Europa, Ásia e América Latina, é uma outra realidade”, diz Barroso.

Demissões são consideradas naturais dentro das movimentações de postos de trabalho

Sobre a recente demissão de cerca de 3 mil pessoas, realizada pela Via Varejo, o presidente do grupo, Líbano Barroso, recorda que a companhia possui em torno de 65 mil funcionários e registra movimentações (entradas e saídas) de aproximadamente 15 mil pessoas ao ano. Por isso, o executivo diz ser natural esse fenômeno e o que precisa ser feito é administrar a questão de acordo com o que está acontecendo na economia.

Barroso salienta que hoje, no Brasil, está sendo vivida uma conjuntura desafiadora, que modificou abruptamente o cenário da economia. “Como mudou rapidamente, a volta pode ser rápida, mas não vou me arriscar a fazer uma previsão de quando teremos um reaquecimento.” O presidente da Via Varejo esteve ontem em Porto Alegre palestrando na reunião-almoço Tá na Mesa, promovida pela Federasul.

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