Pular para o conteúdo principal

Hyundai planeja usina de energia a partir de resíduos em Caxias do Sul



A subsidiária sul-coreana Hyundai Engenharia e Construção pretende investir em projeto na área de logística no Rio Grande do Sul. Executivos da empresa no Brasil reuniram-se com o governador José Ivo Sartori, nesta quarta-feira (24), quando foi assinado documento formalizando interesse do Estado na instalação de uma usina de produção de energia a partir de resíduos industriais em Caxias do Sul.

O projeto já vem sendo discutido com a prefeitura do município e agora tem a confirmação formal de apoio do governo estadual. "Assinei um documento que demonstra nossa disposição, como parceiro efetivo, de concretizar esse projeto inovador", afirmou Sartori.


A conclusão dos estudos técnicos e classificatórios dos resíduos feitos pela empresa é aguardada para outubro. Na etapa seguinte, a Hyundai apresenta o projeto definitivo para formatação da modelagem do contrato entre investidor, município e Estado. 
Cabe à Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia conduzir o processo. "O poder público é provocado pelo projeto. A partir dele, analisamos, com segurança jurídica, a formatação do contrato para viabilizar a iniciativa", disse o secretário da Pasta, Fábio Branco.


A Hyundai Engenharia e Construção é parte do grupo Hyundai, o maior conglomerado da Coréia do Sul. "Caxias do Sul foi escolhida para os negócios no Rio Grande do Sul porque demonstra a vantagem de se colocar numa região industrial e porque há disposição da prefeitura e, agora, também do Estado em prosseguir com o projeto", afirmou Choi Hyo Ryong, vice-presidente do Grupo.

A usina de produção de energia a partir de resíduos funciona com a queima de lixo sólido residencial e industrial. O valor do projeto é calculado em US$ 270 milhões. É a primeira unidade do tipo a ser construída pela Hyundai no Brasil.

Além da usina, os representantes da empresa sinalizaram interesse em projetos por meio de parceria público-privada para a construção de aeroportos, portos, pontes e túneis. Caxias do Sul também foi citada para outro empreendimento: a construção do aeroporto de Vila Oliva.

Texto: Anamaria Bessil/Palácio Piratini 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS RIO GRANDE DO SUL - PAPO DE SÁBADO COM O ADVOGADO SOCIOAMBIENTAL MAURI CRUZ E A MILITANTE DO MTD LURDES SANTIN

LFS RIO GRANDE DO SUL - PAPO DE SÁBADO COM O ADVOGADO SOCIOAMBIENTAL MAURI CRUZ E A MILITANTE DO MTD LURDES SANTIN. NESTA ENTREVISTA, ELES EXPLICAM A PROPOSTA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PARA QUE O GOVERNO LULA IMPLANTE FRENTES DE TRABALHO, PROPOSTA QUE CRIA 30 MIL EMPREGOS PARA RECONSTRUIR O RIO GRANDE DO SUL APÓS AS ENCHENTES. CRÉDITOS BDF/RS, LEIA MAIS: https://capitaofernando.blogspot.com/2024/06/lfs-rio-grande-do-sul-papo-de-sabado.html *Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao --- http://instagram.com/redelfsdecomunicacao *Grupo no whatsapp LFS Rio Grande do Sul: https://chat.whatsapp.com/JF629HWgfZZ7ju6hTgHQYA ------------------------

LFS Rio Grande do Sul - Como Porto Alegre chega para a votação: relembre o que pautou o debate eleitoral

LFS Rio Grande do Sul - Como Porto Alegre chega para a votação: relembre o que pautou o debate eleitoral Ao comparar com o clima em outras capitais, Porto Alegre apresenta uma campanha menos agressiva, embora ainda repleta de contradições. Créditos Sul 21/Por Yasmmin Ferreira. -------------------------------------- Seja informado através dos nossos grupos da LFS Rio Grande do Sul -Grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/JF629HWgfZZ7ju6hTgHQYA -Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/206459528663097 -------------------------------------- No Largo Glênio Peres, em frente do Mercado Público, campanhas para diferentes candidatos são feitas por apoiadores | Foto: Isabelle Rieger/Sul21 Com o domingo de votação se aproximando e as campanhas partidárias chegando ao fim, é possível medir de maneira mais aprimorada o clima que as eleições 2024 tiveram em Porto Alegre. Entre o retorno do chapéu de palha de Sebastião Melo (MDB), o popular jingle “eu quero ver em Porto Alegre

LFS Rio Grande do Sul - Cidades do Rio Grande do Sul continuam isoladas pelo 5º dia após chuvas devastadoras. Créditos CNN

LFS Rio Grande do Sul -  Cidades do Rio Grande do Sul continuam isoladas pelo 5º dia após chuvas devastadoras. Créditos CNN, leia matéria:  https://capitaofernando.blogspot.com/2024/05/lfs-rio-grande-do-sul-cidades-do-rio.html ----------------  Participe do Grupo LFS Rio Grande do Sul no WhatsApp:  https://chat.whatsapp.com/LRQJ0kEmIU2J7bt905mySj Instagram @redelfsdecomunicacao  ---    http://instagram.com/redelfsdecomunicacao ----------------