Foto: Daniela Barcellos/ Palácio Piratini |
Recebido com honras de Estado, nesta quinta-feira (23), o embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengelmann, reuniu-se com o governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini. No encontro, foram tratados temas de interesse comum, que poderão ser desenvolvidos entre o Estado e Alemanha, especificamente, no desenvolvimento de energias renováveis, capacidade energética e inovação. O secretário do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, participou da atividade.
Sartori destacou que o Rio Grande do Sul consolidou uma estrutura tecnológica, citando como exemplo o Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos), instalado na região de colonização alemã no Estado. "É do nosso interesse intensificar essa relação na área de Ciência e Tecnologia", reforçou.
O governador ressaltou ainda, a importância de buscar parcerias "que beneficiariam a todos". Observou que, mesmo que a situação econômica do Rio Grande do Sul esteja crítica, "não dá para parar o Estado e não incentivar novos projetos, como os que podem ser desenvolvidos em diversas áreas". O governador destacou a reunião como um processo de aproximação maior e diálogo com o país europeu, "para iniciar a criação de acordos bilaterais e parcerias que podem ser desenvolvidas".
Na agenda do diplomata no RS constou uma reunião de trabalho com o secretário Fábio Branco. O secretário comentou que o Brasil é o mais importante parceiro comercial da Alemanha na América Latina. Diante disso, o Estado quer colocar o potencial do Rio Grande do Sul no mapa dos investimentos do país europeu. "É necessário constituir um grupo de trabalho na construção de uma boa relação bilateral, diante dos pontos em comum e do interesse das duas culturas", frisou.
O embaixador concordou com o processo de intensificação de parcerias e intercâmbios com o Rio Grande do Sul e, propôs ainda, a realização de um Encontro Internacional de Professores de Língua Alemã em São Leopoldo.
Comentários
Postar um comentário
Agradecemos por comentar!!!