Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini |
O governador José Ivo Sartori recebeu, nesta quinta-feira (17), a visita de uma comitiva da Tailândia, que visa estreitar as relações bilaterais com o Rio Grande do Sul. O grupo chegou ao Brasil no último dia 13 em busca de novas oportunidades de cooperação nas áreas de agricultura, ciência e tecnologia. Participaram do encontro o embaixador da Tailândia no Brasil, Pitchayaphant Charnbhumidol, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, e o secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo.
Sartori apresentou alguns dados do Rio Grande do Sul, ressaltando que 40% do PIB é referente ao agronegócio, e falou também das diversidades étnicas e culturais. "Convivemos em harmônia e, quanto mais profundo o inter-relacionamento, mais a gente alcança aquilo que gostaríamos", destaca.
O embaixador disse que essa é a terceira vez que vem a Porto Alegre, com o objetivo de ampliar os laços entre a Tailândia e o Brasil. "Já estamos realizando um trabalho de cooperação com a Universidade Federal de Santa Maria e começamos as tratativas com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul". Charnbhumidol também observou que a comitiva considera o Rio Grande do Sul como um dos mais importantes estados do Brasil. "Por isso, focamos em expandir o intercâmbio, o fomento e o investimento na área agrícola", afirmou.
O secretário Fábio Branco destacou que o governo sempre estará aberto para ações estratégicas e conhecer casos de sucesso da Tailândia, com o intuito de ambos crescerem. "Vamos trabalhar para construir uma agenda que mostre as potencialidades do Estado em âmbito internacional; assim nos aproximaremos das expectativas da Tailândia também na área de ciência e tecnologia."
O embaixador convidou o governador e seus secretários para uma visita ao seu país, a fim de conferir os trabalhos desenvolvidos em investimento, tecnologia e educação, entre outros. Também enfatizou que, na próxima vinda ao Estado, a expectativa é a de trazer projetos mais concretos, como resultado das informações obtidas junto às instituições gaúchas.
Texto: Cassiane Osório/Palácio Piratini
Comentários
Postar um comentário
Agradecemos por comentar!!!