Pular para o conteúdo principal

Novo Ciclo do Programa Saúde na Escola recebe adesão até 15 de fevereiro

Novo Ciclo do Programa Saúde na Escola recebe adesão até 15 de fevereiro


Educação 29 jan
Escola Matias de Albuquerque, de Porto Alegre, é uma das escolas que integra o PSE - Foto: Diego da Costa

O Programa Saúde na Escola (PSE), vinculada à Secretaria da Educação (Seduc), solicita a todas às secretarias municipais de Saúde a atualização e a adesão ao novo ciclo do programa que recebe inscrições até 15 de fevereiro. A iniciativa, que renova a Portaria n° 1.055, do governo federal, busca contribuir para a formação integral dos estudantes de rede pública por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Atualmente, no Rio Grande do Sul, são 3.488 escolas participantes e 788 mil estudantes beneficiados. No caso das creches, são 1.100 instituições de ensino pactuadas e 65.182 alunos atendidos. 

A coordenadora do PSE, Carem Fortunato, destaca que é muito importante que os municípios renovem a sua participação e deem continuidade às ações nas instituições de ensino do estado. Carem observa ainda que as enchentes que ocorreram nas últimas semanas e a necessidade de ações preventivas de combate ao Aedes Aegypt mostram como a participação é indispensável. “A adesão e a atualização dos municípios ao novo ciclo do PSE é fundamental para o bem-estar dos nossos estudantes. Principalmente, após as cheias registradas na região da Fronteira-Oeste”, explica.

Programa Saúde na Escola (PSE)

O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. A articulação entre estabelecimentos de ensino e Rede Básica de Saúde é a base do programa. A finalidade é desenvolver políticas públicas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos, promovendo saúde e educação integral. Entre as suas principais atividades, encontram-se as ações de combate ao Aedes Aegypt, a prevenção do uso de drogas e álcool e de doenças sexualmente transmissíveis, saúde bucal, auditiva e ocular, acompanhamento vacinal e alimentação saudável.

Texto: Diego da Costa/ Ascom Seduc
Edição: Léa Aragón/ Secom
 
Atenciosamente,
Equipe de Jornalismo
Secretaria de Comunicação
Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Comentários