Pular para o conteúdo principal

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Rio Grande do Sul lançará na sexta-feira, 7, o Programa Estadual de Produção e Qualidade do Milho (Pró-Milho RS)

Milho: buscando autossuficiência, RS lança programa de fomento

Durante o ano passado, representantes de vários elos da cadeia discutiram estratégias para produção, qualidade, crédito e comercialização
02 de fevereiro de 2020 às 19h02
Por Canal Rural
montanha de milho com colheitadeira em atividade ao fundo
O milho é estratégico para o estado, sendo um insumo importante para a suinocultura e avicultura, destaca diretor da Seapdr. Foto: Jonas Oliveira/AnP
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Rio Grande do Sul lançará na sexta-feira, 7, o Programa Estadual de Produção e Qualidade do Milho (Pró-Milho RS). Em nota, a pasta diz que o objetivo é aumentar a produção do cereal e tornar o estado autossuficiente.
“O Pró-Milho RS foi construído com a participação de entidades representativas, produtores, cooperativas, cerealistas, integradoras de aves e suínos, além das entidades de pesquisa, ensino e assistência técnica como a Emater, conveniada da Seapdr”, explica o secretário Covatti Filho.
As discussões para a idealização do programa ocorreram ao longo de 2019 na Câmara Setorial do Milho, que criou grupos de trabalho para analisar questões como produção, qualidade e crédito e comercialização. Foram discutidas diretrizes, metas e estratégias para o programa.
“O milho é um cereal estratégico para o agronegócio gaúcho, pois interage com toda a cadeia de aves, suínos e bovinos, que representa 10% do PIB do estado. A participação do setor produtivo na Câmara Setorial para a elaboração do programa foi fundamental para uma política realmente efetiva para o setor”, destaca o diretor do Departamento de Política Agrícola da Seapdr, Ivan Bonetti, que coordenou os trabalhos.
Ao longo das discussões para formulação do Pró-Milho RS, os participantes abordaram temas em três eixos. Na produção, intensificar a assistência técnica aos produtores, ter maior eficácia tecnológica na produção, ampliar a área irrigada de milho, pesquisar variedades mais adaptadas a cada região e aumentar a produtividade em regiões de menores resultados por área foram os destaques.
No item qualidade, o grupo indicou ampliar o número de secadores de grãos, modernizar os procedimentos de recebimento, limpeza e secagem e ampliar a capacidade estática de armazenamento no estado.
Para crédito e comercialização, indicou-se ampliar vendas antecipadas e a utilização de mecanismos de travamento de preços, como contrato a termo, mercado futuro e contrato de opções; agilizar as contratações dos financiamentos de custeio e investimento; e buscar parcerias com agentes financeiros e bancos de fábrica para financiamentos de equipamentos de irrigação, secadores e armazéns.
“Ao incentivar a produção, o Pró-Milho RS busca reduzir o déficit do grão do estado, que produz menos do que consome, e proporcionar renda compatível e maior segurança aos produtores”, destaca Covatti Filho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS RIO GRANDE DO SUL - PAPO DE SÁBADO COM O ADVOGADO SOCIOAMBIENTAL MAURI CRUZ E A MILITANTE DO MTD LURDES SANTIN

LFS RIO GRANDE DO SUL - PAPO DE SÁBADO COM O ADVOGADO SOCIOAMBIENTAL MAURI CRUZ E A MILITANTE DO MTD LURDES SANTIN. NESTA ENTREVISTA, ELES EXPLICAM A PROPOSTA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PARA QUE O GOVERNO LULA IMPLANTE FRENTES DE TRABALHO, PROPOSTA QUE CRIA 30 MIL EMPREGOS PARA RECONSTRUIR O RIO GRANDE DO SUL APÓS AS ENCHENTES. CRÉDITOS BDF/RS, LEIA MAIS: https://capitaofernando.blogspot.com/2024/06/lfs-rio-grande-do-sul-papo-de-sabado.html *Siga nosso Instagram @redelfsdecomunicacao --- http://instagram.com/redelfsdecomunicacao *Grupo no whatsapp LFS Rio Grande do Sul: https://chat.whatsapp.com/JF629HWgfZZ7ju6hTgHQYA ------------------------

LFS Rio Grande do Sul - Como Porto Alegre chega para a votação: relembre o que pautou o debate eleitoral

LFS Rio Grande do Sul - Como Porto Alegre chega para a votação: relembre o que pautou o debate eleitoral Ao comparar com o clima em outras capitais, Porto Alegre apresenta uma campanha menos agressiva, embora ainda repleta de contradições. Créditos Sul 21/Por Yasmmin Ferreira. -------------------------------------- Seja informado através dos nossos grupos da LFS Rio Grande do Sul -Grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/JF629HWgfZZ7ju6hTgHQYA -Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/206459528663097 -------------------------------------- No Largo Glênio Peres, em frente do Mercado Público, campanhas para diferentes candidatos são feitas por apoiadores | Foto: Isabelle Rieger/Sul21 Com o domingo de votação se aproximando e as campanhas partidárias chegando ao fim, é possível medir de maneira mais aprimorada o clima que as eleições 2024 tiveram em Porto Alegre. Entre o retorno do chapéu de palha de Sebastião Melo (MDB), o popular jingle “eu quero ver em Porto Alegre

LFS Rio Grande do Sul - Cidades do Rio Grande do Sul continuam isoladas pelo 5º dia após chuvas devastadoras. Créditos CNN

LFS Rio Grande do Sul -  Cidades do Rio Grande do Sul continuam isoladas pelo 5º dia após chuvas devastadoras. Créditos CNN, leia matéria:  https://capitaofernando.blogspot.com/2024/05/lfs-rio-grande-do-sul-cidades-do-rio.html ----------------  Participe do Grupo LFS Rio Grande do Sul no WhatsApp:  https://chat.whatsapp.com/LRQJ0kEmIU2J7bt905mySj Instagram @redelfsdecomunicacao  ---    http://instagram.com/redelfsdecomunicacao ----------------