CORONAVÍRUS - RS tem 11 regiões em bandeira vermelha e 10 em laranja no mapa do distanciamento controlado
RS tem 11 regiões em bandeira vermelha e 10 em laranja no mapa do distanciamento controlado
Versão preliminar foi divulgada nesta sexta (29). Após aprovação, classificação é válida entre 2 e 8 de fevereiro.
Por G1 RS
O Rio Grande do Sul tem 11 regiões em bandeira vermelha e 10 em bandeira laranja no mapa preliminar do distanciamento controlado divulgado nesta sexta-feira (29) pelo governo do estado. A classificação se deve, conforme o gabinete de crise, a uma leve redução nos novos registros semanais de hospitalização (-9%), no total de óbitos por coronavírus (-8%) e no número de casos ativos (- 6%).
Cachoeira do Sul teve piora nos indicadores e retorna à classificação de alto risco, assim como Porto Alegre, que permanece em bandeira vermelha. Já Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas e Guaíba tiveram melhora e recuaram para a bandeira laranja. (Veja lista completa abaixo)
Mapa do distanciamento controlado do RS na semana 39 — Foto: Governo do RS/Divulgação
De acordo com o mapa da 39ª rodada, 305 municípios estão classificados em bandeira vermelha, somando 6,2 milhões de habitantes (ou 54,8% da população gaúcha). Desses, 130 municípios (onde moram 560,4 mil habitantes, 4,9% da população gaúcha) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias.
Associações municipais e prefeituras podem contestar a classificação até as 6h deste domingo (31). Na segunda (1º), a versão é oficializada e passa a valer de terça (2) à segunda seguinte (8).
Apesar da melhora, não há nenhuma região em bandeira amarela, e as cores continuam refletindo a gravidade da situação do estado, diz o governo. Segundo Piratini, existe uma preocupação com aglomerações nas próximas datas comemorativas – 2 de fevereiro, Dia de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá, e 16 de fevereiro, Carnaval –, que costumam reunir um grande número de pessoas.
“A trajetória de redução de casos e internações no estado só vai ser alcançada com a colaboração de todos, ajudando no distanciamento social, uso de máscara, higienização constante e evitando aglomerações. A vacinação será fundamental, mas levará tempo até que atinja um percentual da população capaz de gerar imunização. Portanto, o vírus seguirá circulando, e os cuidados precisam permanecer, para garantirmos com o comportamento da população o melhor antídoto”, afirmou o governador Eduardo Leite em uma transmissão ao vivo na quinta-feira (28).
Das 551,2 mil doses de vacinas recebidas foram aplicadas, até o momento, 145 mil.
Bandeira Laranja
- Bagé (em cogestão)
- Caxias do Sul (em cogestão)
- Pelotas (em cogestão)
- Canoas (em cogestão)
- Cruz Alta (em cogestão)
- Guaíba
- Ijuí (em cogestão)
- Novo Hamburgo (em cogestão)
- Santa Rosa (em cogestão)
- Taquara (em cogestão)
Bandeira Vermelha
- Cachoeira do Sul (em cogestão)
- Capão da Canoa (em cogestão)
- Erechim (em cogestão)
- Lajeado (em cogestão)
- Palmeira das Missões (em cogestão)
- Passo Fundo (em cogestão)
- Porto Alegre (em cogestão)
- Santa Cruz do Sul (em cogestão)
- Santa Maria
- Santo Ângelo (em cogestão)
- Uruguaiana
Comentários
Postar um comentário
Agradecemos por comentar!!!