Pular para o conteúdo principal

Bancada do PT apresenta projeto de crédito emergencial ao governo do Estado do RS

 Bancada do PT apresenta projeto de crédito emergencial ao governo do Estado


Os deputados estaduais Pepe Vargas e Edegar Pretto reuniram, nesta terça-feira (22), às 12h30, com o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Edson Brum, para apresentar o projeto de lei 59/2021, de autoria da Bancada do PT na ALRS, que cria o crédito emergencial com fundo de aval, para MEI's, micros e pequenas empresas, além dos grupos da economia solidária. Trata-se de socorro emergencial para socorrer os pequenos empreendimentos, para que ninguém precise fechar as portas, por conta da pandemia. A proposta petista foi protocolada em março na ALRS e aguarda parecer na Comissão de Constituição e Justiça.

De acordo com o líder da Bancada do PT, deputado Pepe Vargas, diante do anúncio do secretário Brum, de que o governo estava elaborando uma proposta de crédito emergencial, a bancada considerou importante apresentar o projeto que já está tramitando na Assembleia Legislativa. “Nossa proposta prevê a criação de um fundo de aval, sem o qual as micro e pequenas empresas não conseguem contratar crédito”, salientou. “Entendemos que trata-se de uma medida emergencial, para evitar que mais portas se fechem, e a partir da avaliação do governo da nossa proposta, podemos agilizar a votação de uma proposta mais consensual na ALRS”, avaliou Pepe.

Para o deputado Edegar Pretto, mesmo sendo uma bancada de oposição, para o PT o mais importante agora é oferecer uma ajuda a este setor que, no RS, é responsável por mais de 60% dos empregos. “O nosso projeto quer garantir uma forma desburocratizada, que mesmo aqueles que não tenham condição hoje, que estejam inadimplentes, possam acessar esse recurso público”, resumiu.

Texto: Eliane Silveira (MTE 7193)



Créditos PT

Comentários