Pular para o conteúdo principal

Política - Bancada petista (no RS) defende comitiva ao Rio de Janeiro para tratar do Regime de Recuperação Fiscal








Bancada petista (no RS) defende comitiva ao Rio de Janeiro para tratar do Regime de Recuperação Fiscal


Sem quórum necessário para a abertura da ordem do dia na sessão plenária desta terça-feira (10), parlamentares da bancada do PT na Assembleia Legislativa utilizaram o tempo de comunicação de liderança para sugerir que, nesta semana, até a próxima terça-feira, cada deputado analise o que está acontecendo no estado do Rio de Janeiro, que buscou o regime de recuperação em 2017, mas até o presente momento não obteve a adesão por parte da União. Os parlamentares sugeriram ainda que uma comitiva seja formada para ir até a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro a fim de discutir o cálculo da dívida dos Estados.

O primeiro projeto da pauta era o PLC 48 2022, do Executivo, que estabelece normas de finanças públicas no âmbito do Estado voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal com a adoção de mecanismos de limitação do gasto. “Não houve quórum porque a base do governo, ou não foi rápida o suficiente ou a maioria de seus deputados não quis dar quórum”, destacou líder da bancada do PT, deputado Pepe Vargas.

Ele lembrou que o Rio de Janeiro obteve decisão liminar a seu favor, que determina que a União apresente nova proposta, pois as exigências originais são impraticáveis. “Seria muito interessante que fizéssemos um debate com a Assembleia carioca que inclusive instalou CPI para discutir o cálculo desta dívida com a concordância do governador, que como todos sabem é um apoiador do governo federal”, sustentou.

A Assembleia Legislativa gaúcha aprovou, com voto contrário da bancada do PT, uma lei de teto de gastos que preservava investimentos a partir do quarto ano, mas o governo agora quer alterar a legislação para que os investimentos sejam computados dentro do teto de gastos do primeiro ao décimo ano porque o Tesouro exige. “Não é que teremos uma junta governativa e que no futuro teremos alguém dizendo o que o governo pode ou não fazer com o orçamento. Já temos, pois o Estado não tem mais autonomia para decidir os investimentos. Já há quebra na autonomia federativa e o governo estadual se curva a isso”, denunciou Pepe.

Para o vice-líder da bancada, deputado Luiz Fernando Mainardi, o fato de não haver quórum para decidir pode ser uma boa saída para que os deputados pensem mais um pouco sobre essa matéria. “Vejam só: aquilo que estava consolidado aqui nessa Casa como algo que já estava decidido, o RJ começou a rever e, frente aos estudos que o Tribunal de Contas daquele estado desenvolveu, eles observaram que a União está cobrando uma dívida ilegítima, que está cobrando juro sobre juro e isso é proibido”, disse Mainardi, acrescentando que a bancada petista também entende que a dívida do RS já foi paga. “Tanto que a OAB entrou com uma ação e vários partidos entraram como os chamados pedidos de “amicus curi” para também serem autores dessa ação, ou seja, vários partidos aqui concordam que tem ilegalidade nessa dívida”.

A dívida consolidada está no valor de R$74 milhões, mas para assinar o RRF, a União exige uma complementação que limita os investimentos pelo prazo de 10 anos ao teto de gastos “Isso é contrário ao próprio interesse dos empresários que querem um estado que invista na infraestrutura por exemplo e esses sim estão agindo por pura ideologia”.


Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747) e Raquel Wunsch (MTE 12867)

Foto: Greice Nichele

-- 






Assessoria de Imprensa
PTSul Bancada do PT
Assembleia Legislativa RS


  ---  ---  ---  ---  ---  ---



Conheça a LFS Estados - Rio Grande do Sul


A LFS Estados é a parte da Rede LFS de Comunicação que trata exclusivamente de assuntos estaduais.


Aqui te apresento a LFS Estados - Rio Grande do Sul



*Blog: https://capitaofernandors.blogspot.com/



*Facebook - página: https://www.facebook.com/lfsriograndedosul 



*-*Catálogo de Anúncios Publicitários da Rede LFS de Comunicação - https://www.dropbox.com/s/cbn4buvo1bo25sh/Documento%20LFS03.S01.D001.Org003%20Cat%C3%A1logo%20de%20An%C3%BAncios%20Publicit%C3%A1rios%20da%20Rede%20LFS%20de%20Comunica%C3%A7%C3%A3o%20-%20Documento%20LFS03.S01.D001.Org003.docx?dl=0 




   - - - - - - - - - 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS Rio Grande do Sul - Matteus BBB24 volta ao Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” - créditos CNN

LFS Rio Grande do Sul Matteus volta a Alegrete e é recebido com festa: ‘Me sentindo celebridade” Vice-campeão do BBB 24 fez desfile em carro aberto ao chegar em sua cidade natal, no Rio Grande do Sul Matteus, do BBB 24, chega a Alegrete (RS), após conquistar 2º lugar Reprodução/Instagram Fernanda Pereira Neves da CNN 20/04/2024 às 14:14 | Atualizado 20/04/2024 às 14:17 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Vice-campeão do BBB 24,  Matteus retornou a Alegrete, o Rio Grande do Sul , na manhã deste sábado (20), com direito a recepção com festas e desfile em carro aberto pela ruas da cidade.  “Estou me sentindo uma celebridade”, afirmou ele  em suas redes sociais. “Cheguei na minha terra e não estou acreditando no que está acontecendo com a minha vida. Meu Deus do céu! Tem um mar de gente aqui.  Nem nos meus melhores sonhos eu imaginaria.  Quero agradecer do fundo do meu coração todas as pessoas envolvidas”, completou. Leia mais Irmã de Davi diz que ex-BBB está com o psicológico abalado Van

Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto - créditos Brasil 247

  Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto Familiares de Ranani Glazer confirmaram a morte dele, natural de Porto Alegre (RS) Leia mais »

População se mobiliza em gesto de solidariedade

Créditos Governo do Estado do RS População se mobiliza em gesto de solidariedade LFS Rio Grande do Sul - Acúmulo de postagens: https://docs.google.com/document/d/1XpmsNnlZWFJqUDcqK1yJwRRc_uzQy-AUmSySdH2neYs   - - - - - - - - -  Participe do Grupo Whatsapp LFS Rio Grande do Sul:  https://chat.whatsapp.com/LRQJ0kEmIU2J7bt905mySj População se mobiliza em gesto de solidariedade   Palácio Piratini recebeu grande volume de doações nos últimos dias -  Foto: Gustavo Mansur/Secom O desastre natural que assolou o Estado nesta semana, provocando mortes e destruição, gerou comoção na população. Muitas doações foram realizadas para ajudar os atingidos pela tragédia. Nos últimos dias, carros, vans e motos fizeram fila em frente à Central de Doações da Defesa Civil estadual, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, para entregar donativos. Outros pontos de coleta, como o Palácio Piratini, no centro da capital, também receberam volumes expressivos. A movimentação tem sido tão