Pular para o conteúdo principal

Projeto que institui fomento à produção de alimentos orgânicos é aprovado no RS - créditos MST

 

Projeto que institui fomento à produção de alimentos orgânicos é aprovado no RS

Proposta de autoria do deputado Adão Pretto Filho está apto a ir ao plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
Foto: Fernando Gomes (AL-RS)

Da Página do MST

Foi aprovado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do RS o Projeto de Lei 104/2023. A proposta, de autoria do deputado Adão Pretto Filho (PT), prevê a criação da Política Estadual de Fomento à Agricultura Regenerativa, Biológica e Sustentável no Rio Grande do Sul.

O objetivo do projeto é aumentar a produção de alimentos que não dependam de agrotóxicos. Ao invés dos insumos químicos, a proposta é que os agricultores possam utilizar bio-insumos. Essa prática permite maior produtividade e rentabilidade para os agricultores. Além disso, o uso de bio-insumos nas plantações ajuda a fortalecer o solo, a ponto de que as culturas fiquem mais resistentes à estiagem e períodos severos de chuva.

A transição do agrotóxico para os bio-insumos afeta diretamente o meio ambiente, uma vez que os insumos químicos contaminam o solo, o ar e a água, além dos alimentos produzidos e animais que vivem perto das áreas contaminadas.

“Temos exemplos de locais onde há mortandade de enxames de abelha, prejudicando a polinização. Também há comprovação de intoxicação de peixes que vivem próximos às áreas onde há aplicação de agrotóxicos. Isso, sem falar das doenças que atingem os humanos, seja pela ingestão de alimentos ou até mesmo por viverem perto de áreas onde há pulverização aérea”, explica o deputado Adão.

Outro ponto de destaque do PL 104/2023 é o apoio do estado com linhas de crédito diferenciadas e subsidiadas para incentivar a adoção de tecnologias sustentáveis de baixo impacto ambiental. O deputado acrescenta que com essa política de fomento, os produtores podem ter as próprias bio-fábricas, se livrando da dependência do uso de agrotóxicos oriundos das multinacionais.

“Assim que esse PL virar lei no Rio Grande do Sul, tenho convicção que estaremos apontando uma nova direção, um farol para a agricultura do estado e do Brasil. A possibilidade de oferecer produtos orgânicos para todos fortalece a nossa economia, preserva o meio-ambiente e diminui o risco de contaminação que estamos submetidos hoje”, conclui Adão Pretto Filho.


*Editado por Fernanda Alcântara

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS Rio Grande do Sul --- 📌 EM FOCO | 29/3/2025 🗞️ ☀️ Bom dia! Hoje é sábado, dia de entrevista especial no Brasil de Fato RS e de nova edição do podcast De Fato.

LFS Rio Grande do Sul ---  📌 EM FOCO | 29/3/2025 🗞️  ☀️ Bom dia! Hoje é sábado, dia de entrevista especial no Brasil de Fato RS e de nova edição do podcast De Fato.  Créditos Brasil de Fato.    ---------------- *Grupo no Whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/JF629HWgfZZ7ju6hTgHQYA *Grupo no Facebook:  https://www.facebook.com/groups/1217747203302890       ---------------- 📌 EM FOCO | 29/3/2025 ☀️ Bom dia! Hoje é sábado, dia de entrevista especial no Brasil de Fato RS e de nova edição do podcast De Fato. Além, é claro, das últimas notícias para você acordar e ter no seu zap uma visão popular do RS, do Brasil e do mundo. Papo de sábado com Ivana Battaglin. ‘Há uma epidemia de feminicídios, diz promotora de justiça que trata de violência contra a mulher. Ela nota que a maioria das vítimas foram aquelas que nunca registraram ocorrência. https://tinyurl.com/2p83yfvn Podcast De Fato: Nesta edição, com o tema A ditadura, as crianças...

Repercutimos o Boletim 📌 EM FOCO | 5/3/2025 --- Bom dia de quarta-feira! Chegou o nosso boletim de notícias com uma visão popular do RS, do Brasil e do mundo - créditos BdF

Repercutimos o Boletim RS em Foco -  📌 EM FOCO | 5/3/2025 ---  Bom dia de quarta-feira! Chegou o nosso boletim de notícias com uma visão popular do RS, do Brasil e do mundo -  Créditos BdF *Receba a LFS Rio Grande do Sul no seu Whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/JF629HWgfZZ7ju6hTgHQYA  ---------------- ⛪ O BdFRS esteve em Arroio do Meio (RS) para acompanhar a 47ª edição da Romaria da Terra. Gritando por moradia, trabalho e reconstrução de comunidades atingidas por enchentes, milhares de romeiros e romeiras enfretaram o calor no estado em uma prova de união, fé e resistência. Confira as principais notícias. → 47ª Romaria da Terra celebra fé e resistência em Arroio do Meio (RS) https://tinyurl.com/mr462n6d → Em Arroio do Meio (RS), uma nova história para Nossa Senhora Aparecida https://tinyurl.com/2p9zf9wx → Báculo do bispo de Santa Cruz do Sul (RS) é feito de madeira resgatada da enchente https://tinyurl.com/4nxdm7pt ✍️ COLUNAS E ARTIGOS DE OPINIÃO Romeiros e ...